Colunista do JTNews palestra no Curso Ricardo Boechat de Jornalismo Político, em São Paulo

Entrevistado pela Redação do JTNews em outubro, o colunista Silvio Barbosa falou sobre os tipos de censura que o Brasil já presenciou em sua história e os que que vivemos nos dias de hoje

O professor doutor em Comunicação Social, Sílvio Barbosa, palestou no último dia 7 sobre o tema Imprensa e Censura, título de seu livro recém lançado pela editora Appris. A palestra foi realizada na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) para os alunos do curso Ricardo Boechat de Jornalismo Prático.

Foto: DivulgaçãoCurso Ricardo Boechat
Colunista do JTNews, professor doutor, Silvio Barbosa no Curso Ricardo Boechat

As várias formas de censura presentes na história brasileira, bem como as atuais ameaças à liberdade de expressão, na forma de liminares judiciais ou de ações políticas desastradas, como a tentiva do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, de retirar obras expostas na Bienal do Livro do Rio, foram exploradas ao Longo de quatro horas de curso, presencial e à distância transmitido pela internet.

Entrevistado pela Redação do JTNews em outubro sobre seu livro, Silvio Barvosa falou sobre a resposta do público para essa censura. "Engraçado notar que a censura é naturalmente burra, porque a censura objetiva impedir que uma informação seja revelada, mas ela faz o oposto. A censura torna essa informação ainda mais divulgada, porque a decisão do prefeito-bispo Crivella de tentar censurar para o público adolescente um gibi que até então era desconhecido, fez o oposto. O gibi esgotou na Bienal, todo mundo comprou, na praça todo mundo está comprando," explicou.

Foto: Silvio BarbosaCapa do livro Imprensa e Censura, Editora Appris
Capa do livro Imprensa e Censura, Editora Appris

O livro pode ser adquirido pela internet no site da editora Appris, na Editora e também tem a versão digital que é metade do preço do livro.

Fonte: JTNews

Comentários