COE mantém obrigatoriedade do uso de máscaras no Piauí

De acordo com Florentino Neto, o Piauí deve continuar com a obrigatoriedade das máscaras pelos próximos 15 dias e após o período, uma nova avaliação será realizada pelo COE estadual

Na manhã desta quarta-feira (16/03), o ecretário de Saúde, Florentino Neto infomou que o Comitê de Operações Emergenciais (COE) decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado do Piauí. A decisão foi tomada durante reunião nessa terça-feira (15/03), e segue recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que avalia que ainda é cedo para flexibilizar as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. 
 

Foto: Divulgação/SesapiSecretário de Saúde, Florentino Neto
Secretário de Saúde, Florentino Neto

De acordo com Florentino Neto, o Piauí deve continuar com a obrigatoriedade das máscaras pelos próximos 15 dias. Após o período, uma nova avaliação será realizada pelo COE estadual.

“O Comitê Científico do Nordeste se reuniu e analisou que os dados epidemiológicos dos estados do Nordeste são extremamente positivos, mas a realidade que nós estamos inseridos ainda é muito grave. Ontem tivemos a confirmação de dois casos da Deltacron no Brasil, reconhecimento feito pelo Ministério da Saúde. Então, o Comitê Científico do Nordeste aconselha que nos continuemos com uso obrigatório de máscara por mais 15 dias, para que seja feita uma nova reunião e avaliados os dados epidemiológicos”, explicou. 

Florentino Neto destaca que, apesar dos indicadores positivos registrados nas últimas semanas, é preciso estar atento ao cenário da pandemia no Brasil e em outras partes do mundo. Ainda de acordo com o secretário de Saúde, a orientação sobre a obrigatoriedade de máscaras será reforçada nos próximos dias e deve ser obedecida em todo o estado.

A decisão do COE estadual vai de encontro às flexibilizações iniciadas pela prefeitura de Teresina, que desde a última segunda-feira (14/03), passou a liberar o uso de máscaras em locais abertos e que não gerem aglomeração. No interior, alguns municípios também já anunciaram que estudam a flexibilização das medidas de prevenção à Covid, entre elas o uso da máscara. 

Fonte: JTNEWS com informações do Notícias da Manhã

Comentários