COE emite alerta sobre alta ocupação dos leitos da rede privada no Piauí

Também foi feito um alerta aos atuais gestores municipais, bem como àqueles que assumirão em 1º de janeiro de 2021, para manter o cumprimento dos protocolos de medidas higienicossanitárias

O Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Piauí (COE/PI) emitiu uma nota, nessa quarta-feira (23/12), fazendo um alerta sobre a atual conjuntura da pandemia no estado.

Foto: DivulgaçãoSecretário de Estado da Saúde, Florentino Neto
Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto

Segundo o documento, a situação é emergencial devido à grande ocupação dos leitos clínicos e de UTI da rede privada de saúde. Na nota o comitê lembra que a taxa de ocupação hospitalar da rede pública está inferior a 50% , porém o esgotamento da capacidade da rede privada no município de Teresina é motivo de alerta e pede intensificação das medidas higienicossanitárias, como forma de mitigação do risco da COVID-19.

“O COE Piauí estabeleceu este alerta para a população para que continue cumprindo as medidas higienicossanitárias estabelecidas pelos órgãos de vigilância em saúde, com a finalidade de controlar o avanço da doença”, destaca do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

No documento, o COE reitera e solicita que a sociedade piauiense continue executando as ações de prevenção e assistência à saúde pública, e cumprindo as determinações do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

“Pedimos à população do Piauí que possam atender a este alerta, para que possamos passar as festas de final de ano de forma segura. Nossa rede está preparada para atender, porém é necessário a colaboração de todos para não sobrecarregar nosso sistema de saúde”, enfatiza o secretário.

Também foi feito um alerta aos atuais gestores municipais, bem como àqueles que assumirão em 1º de janeiro de 2021, para manter o cumprimento dos protocolos de medidas higienicossanitárias e das notas e recomendações técnicas expedidas pelo Governo do Estado e pela Sesapi e Vigilância Sanitária, que estabelecem normas a serem observadas durante a pandemia e em especial nesse final de ano.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários