Chuvas elevam níveis de reservatórios de três dos quatro subsistemas brasileiros
De acordo com os dados do ONS, compilados até ests domingo (02/01), os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste estão com 26,7% da capacidadeAs chuvas de dezembro fizeram com que três dos quatro subsistemas hídricos do país excedessem os volumes previstos pelo operador para 31 de dezembro. Apenas os reservatórios do Sul estão com volume abaixo do projetado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com os dados do ONS, compilados até ests domingo (02/01), os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste estão com 26,7% da capacidade. O patamar já supera os 25% projetados pelo ONS para 31 de dezembro do ano passado.
No subsistema Nordeste o volume atual é de 54,43%. Isto é, 2,83 pontos percentuais acima do esperado para aquela mesma data. Nos reservatórios do subsistema Norte o aumento foi ainda maior. O nível atual é de 60,7%: 8,1 pontos percentuais além da projeção.
Os números corroboram as expectativas do ONS para o fechamento de janeiro deste ano. Com a previsão de mais chuvas, o operador estima números ainda melhores para o fim do primeiro mês de 2022. Porém, em relação ao que excede o previsto para o fim do ano, o órgão alegou que o movimento já era esperado, tendo em vista o alto volume de chuvas do período.
A exceção dessa elevação nos níveis dos reservatórios é o subsistema Sul. O volume está em 42,61%. A previsão era de estar com 43% da capacidade. Pelas projeções do ONS até do dia 31 de janeiro deste ano, esse volume seguirá em queda e deve fechar o mês em um patamar ainda mais baixo.
A previsão até o dia 31 de janeiro para os outros subsistemas é de continuidade de elevação dos níveis de água. Enquanto os reservatórios das usinas do Norte devem atingir 85,7% de sua capacidade máxima ao fim do mês, o Nordeste pode registrar um volume de 72,5%. No Sudeste/Centro-Oeste, o nível previsto é de 37% e, no Sul, 34%.
A média considerada ideal para o nível dos reservatórios é de pelo menos 60% da capacidade preenchida. Mesmo com o aumento previsto, o volume deverá seguir abaixo nos principais reservatórios do país. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, por exemplo, concentra 70% da carga energética do Brasil.
Especialistas alertam que, apesar da previsão de melhorias em relação ao cenário observado em 2021, as hidrelétricas no início deste ano ainda estarão fragilizadas, com reservatórios abaixo do nível ideal. Além disso, as termelétricas continuarão sendo utilizadas e, assim, haverá pouco espaço para reduções na conta de energia.
Fonte: CNN Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina