Chanceler do Irã diz que ataque a bases dos EUA foi "legítima defesa"
A mensagem do chanceler também se refere à operação como "concluída", sugerindo que o Irã não deve tomar outras medidas retaliatórias por oraO ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse hoje que o ataque a duas bases dos Estados Unidos no Iraque foi uma medida proporcional de "legítima defesa", que está, segundo ele, de acordo com o artigo 51 da Carta das Nações Unidas.
"O Irã tomou medidas proporcionais de legítima defesa, de acordo com o artigo 51 da Carta das Nações Unidas, contra um alvo de onde foram lançados ataques armados covardes contra nossos cidadãos e oficiais", escreveu Zarif em seu perfil no Twitter.
Iran took & concluded proportionate measures in self-defense under Article 51 of UN Charter targeting base from which cowardly armed attack against our citizens & senior officials were launched.
— Javad Zarif (@JZarif) January 8, 2020
We do not seek escalation or war, but will defend ourselves against any aggression.
"O Irã tomou e concluiu medidas proporcionais de legítima defesa, de acordo com o artigo 51 da Carta das Nações Unidas, a partir da qual foram lançados ataques armados covardes contra nossos cidadãos e altos funcionários. Não buscamos escalada ou guerra, mas nos defenderemos de qualquer agressão."
A mensagem do chanceler também se refere à operação como "concluída", sugerindo que o Irã não deve tomar outras medidas retaliatórias por ora.
O ataque
Duas bases aéreas que abrigam tropas dos EUA e da coalizão no Iraque foram atingidas por foguetes na noite de hoje. Ainda não se sabe se houve vítimas. O Pentágono confirmou os ataques, e o Irã assumiu a autoria dos disparos contra ao menos uma das bases.
A Guarda Revolucionária Islâmica do país disse, em comunicado na TV estatal iraniana, que lançou "dezenas" de foguetes, como resposta à morte do general iraniano Qassim Suleimani, na última quinta-feira, após um ataque americano. O nome da operação de hoje, inclusive, foi "Mártir Suleimani", segundo a emissora.
De acordo com os EUA, teriam sido 12 mísseis. Uma das bases atingidas foi Ain al-Asad, em Anbar. Estima-se que ao menos dez mísseis tenham efetivamente tocado o solo da base.
A outra está localizada em Erbil, na região semiautônoma do Curdistão, que teria sido acertada por dois mísseis. Outro artefato caiu próximo do aeroporto de Erbil, segundo a CNN, mas não explodiu nem causou vítimas.
Fonte: UOL Notícias
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Povoado Peixe em Massapê do Piauí comemora início da obra de calçamento autorizada pela Secretaria do Agronegócio
-
Justiça
Sociedade Contemporânea: Congresso Internacional de Relações de Trabalho alerta sobre precarização do trabalho
-
Justiça
Valor de seguro de vida resgatável pode ser penhorado quando sacado pelo próprio segurado, decide STJ
-
Segurança Pública
STF restabelece adicional de periculosidade de guardas municipais de Santo André em São Paulo
-
Política
Aposta de Rafael Fonteles em blindar o ex-secretário de Saúde, Antônio Luiz, na Segurança Pública é no mínimo temerária