Centro de Tempo Integral de Teresina implantará Escola Sustentável com apoio da Vice-governadoria

A Vice-governadora do Piauí, Regina Sousa visitou a Escola; conversou com professores e a comunidade sobre o projeto que será lançado em março
Foto: Vice-governadoriaRegina Sousa é recebida pela diretora da Escola de Tempo Integral da Zona norte de Teresina
Regina Sousa é recebida por Socorro Magalhães, diretora da Escola de Tempo Integral da Zona norte de Teresina

O Centro de Ensino de Tempo Integral Portal da Esperança, na zona norte de Teresina, será o primeiro a implantar o projeto Escola Sustentável, proposto pela Vice-governadora Regina Sousa (PT). Na última terça-feira, 4, ela visitou o local e conversou com professores e a comunidade sobre a ideia de fazer uma escola-modelo, envolvendo todos na luta pela preservação do Meio Ambiente com o uso racional da água, da energia, arborização frutífera, horta, sisteminha e coleta seletiva do lixo.

Regina Sousa explicou que é preciso que se pense o estado sustentável. “Estou fazendo a minha parte, como vice-governadora, adotando uma escola no Portal da Esperança, que tem espaços imensos e que não são aproveitados. E a gente vai trabalhar a sustentabilidade daquela escola.” Ela acrescentou que serão envolvidos no projeto os pais e a comunidade vizinha à escola na arborização, implantação de hortas, de jardins, no uso racional de água e energia, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. “ Vamos fazer uma escola bonita e sustentável.”

A vice-governadora disse que no projeto é necessário a adesão dos alunos, o envolvimento de todos no trabalho de deixar a escola sustentável. “A ideia é fazer uma escola modelo e as outras escolas se empolgarem, aderirem ao projeto e a Secretaria de Educação adotar como modelo da Educação.” O lançamento será em março em um Dia de Cidadania na escola que tem 143 alunos.

A diretora do CETI, Socorro Magalhães disse que o projeto é viável e irá fortalecer o trabalho na escola. Informou que já havia a ideia de fazer a arborização e uma horta para ajudar na alimentação dos alunos e professores. “ O projeto vai melhorar para todos, tando para o professor que vai desenvolver o trabalho, como a comunidade. Vamos nos reeducar.”

O presidente da Associação dos Moradores do Portal da Esperança, João de Deus Pereira da Silva elogiou o projeto elaborado pela assessora da Vice-governadoria Adriana Evangelista que busca a transformação de hábitos melhorando o meio ambiente.

Ele contou que vai envolver a comunidade na implantação de hortas nos quintais das casas e também vai colaborar na implementação do projeto no CETI Portal da Esperança. “ É uma ideia muito boa para a comunidade e a escola.”

No projeto está incluido a implantação do Sisteminha que é composto pelo cultivo de milho, hortaliças, alevinos, cabra, galinhas e compostagem com minhocário.  E terá o acompanhamento de um técnico por um ano.

Fonte: JTNews, com informações da Comunicação da Vice-governadoria

Comentários