Celas da delegacia de Luzilândia no PI são interditadas após recomendação do Ministério Público

A recomendação prevê, ainda, que o secretário providencie a reforma das celas, considerando as condições de insegurança e insalubridade

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) e da Promotoria de Justiça de Luzilândia, expediu Recomendação Integrada nº 02/2019 para a interdição das celas da Delegacia de Luzilândia.

A Promotoria de Luzilândia, durante a visita de inspeção semestral realizada no mês de maio de 2019, detectou a precariedade das instalações da Delegacia de Polícia, especialmente as celas, que se encontravam em estado de completa insalubridade.

Foto: MPPIDelegacia de Luzilândia
Delegacia de Luzilândia - que teve dependências interditadas, a exemplo das celas dos presos

Inicialmente, a Promotoria de Justiça, com o apoio do GACEP, realizou uma reunião com representantes da Delegacia Geral e da Secretaria de Segurança para buscar a solução dos problemas encontrados. Contudo, a situação do local mudou pouco.

A celas continuaram completamente insalubres explicou a coordenador do GACEP, Fabrícia Barbosa. "Constatou-se a ausência de planejamento anual por parte da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí (SPP-PI) sobre a contratação de obras para construções e reformas das unidades policiais da polícia civil no Piauí, bem como para aquisição de recursos materiais, o que prejudica a otimização dos recursos materiais, humanos e financeiros das instituições policiais, portanto, não atendendo aos princípios da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social", comenta.

Foto: MPPIDelegacia de Luzilândia
Parte de dependências da Delegacia de Luzilândia no Piauí

Por este motivo, o MPPI recomendou ao SSP-PI que realizasse adequado planejamento anual das contratações de obras para construções e reformas das unidades da polícia civil no estado do Piauí, devendo apresentar soluções de curto, médio e longo prazo em 30 dias.

Além disso, deverá fornecer laudo técnico de engenharia apontando as mudanças estruturais necessárias para a manutenção e readequação do prédio onde está situada a delegacia, incluindo a segurança e salubridade das celas.

A recomendação prevê, ainda, que o secretário providencie a reforma das celas, considerando as condições de insegurança e insalubridade.

Foto: MPPIDelegacia de Luzilândia
Sanitários estavam sem as mínimas condições de funcionamento

As celas já foram interditadas em caráter emergencial garantindo que nenhum detendo fosse custodiado, por não haver condições mínimas de segurança e higiene.

Fonte: Ministério Público do Estado do Piauí

Comentários