Cavalos fogem da Expoapi após queima de fogos e provocam acidentes na BR-343

Conforme a secretária de Agronegócio, Simone Pereira, a queima de fogos aconteceu na apresentação do músico Anderson Rodrigues, sem autorização da organização do evento

Na noite dessa quarta-feira (08/12), os cavalos que estavam na  70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) se assustaram com o barulho de fogos de artifício usados durante um show e correram assustados em direção a BR-343, provocando uma série de acidentes.

Foto: Reprodução/WhatsAppCavalos ficaram feridos
Cavalos ficaram feridos

Conforme a secretária de Agronegócio, Simone Pereira, a queima de fogos aconteceu na apresentação do músico Anderson Rodrigues, sem autorização da organização do evento.

A secretária do Agronegócio explicou que um animal morreu atropelado e outro cavalo passou por cirurgia e está bem. Por meio de nota, a Secretaria de Agronegócio reiterou que a queima de fogos não foi realizada e nem autorizada pela organização do evento.

"É de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei", diz trecho da nota.

Ainda conforme a Secretaria de Agronegócio, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos na fatalidade.

Foto: Reprodução/WhatsAppCarros ficaram destruídos
Carros ficaram destruídos

Lei proíbe fogos 

No final do mês de novembro, o governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como qualquer outro artefato pirotécnico com barulho de alta intensidade.

A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de 30 de novembro e a proibição estende-se a todo o estado, em recintos fechados, abertos, áreas públicas e locais privados.

Confira a nota da Secretaria de Agronegócio na íntegra:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGÓCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUÍ, como gestores e fiscalizadores da 70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.

É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.

Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei.

Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.

ATENCIOSAMENTE,

SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO

APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU

ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI".

Fonte: JTNEWS

Comentários