Cartola FC 2021: tutorial esclarece dúvidas gerais sobre o game

Cartola FC é um jogo eletrônico de futebol no estilo fantasy game, um jogo fictício no qual as pessoas montam seus times com jogadores de futebol da vida real, lançado no ano de 2004

O Cartola FC chega para a sua edição de 2021 com grandes novidades, com destaque para incorporação do banco de reservas ao game e as modificações nas pontuações dos goleiros.

Foto: CBF Oficialfutebol
Cartola FC é um jogo eletrônico de futebol no estilo fantasy game, um jogo fictício no qual as pessoas montam seus times com jogadores de futebol da vida real, lançado no ano de 2004

Porém, há outras situações que podem levantar dúvidas nos cartoleiros. Jogador de linha pontua se for para o gol e fizer uma defesa? Jogador que recebe cartão no banco perde pontos? Técnico suspenso ganha pontos? Essas e outras perguntas comuns - ou nem tão comuns assim - de cartoleiros serão respondidas neste tutorial de dúvidas gerais.

Confira as novidades do Cartola 2021

Meu jogador foi expulso. E agora, perco quantos pontos?

Depende. Se ele foi expulso por vermelho direto ou por dois amarelos, são -5.00 pontos para o seu esquadrão. Ou seja, nos casos de segundo amarelo, vale apenas a pontuação referente ao cartão vermelho (-5.00) .

Agora, se ele recebeu um amarelo e, depois, o vermelho direto, o prejuízo vai ser grande. Isso porque as pontuações negativas do amarelo (-2.00) e do vermelho (-5.00) serão acumuladas, totalizando -7.00.

O que mudou nas pontuações dos goleiros?

Em 2021, o passe incompleto para goleiro e a defesa difícil saem de cena nos scouts de goleiros. Além disso, os arqueiros passam a ganhar 1.00 ponto a cada defesa praticada, e gol sofrido tem pontuação alterada de -2.00 para -1.00.

Como funciona o bônus do saldo de gol?

Antes de tudo, fique atento à posição em que o jogador está cadastrado no Cartola. Só recebem os 5.00 pontos de bônus os atletas que estão cadastrados como defensores: goleiros, laterais e zagueiros. Isso, é claro, caso não sofram gols na partida.

Também não custa lembrar que o jogador precisa participar da partida, seja entrando no decorrer do jogo ou iniciando e depois sendo substituído. Se ele ficou o tempo inteiro no banco, não vai receber os pontos - mesmo que tenha sido advertido com cartão amarelo ou vermelho no banco.

E se o meu jogador foi substituído antes do time dele sofrer gol?

Se o jogador começar como titular, for substituído sem sofrer gol, e o time for vazado após a sua saída, ele perde os pontos do saldo de gols mesmo assim.

Sou obrigado a escolher jogadores para o banco de reservas?

Atendendo ao pedido de muitos cartoleiros, o Cartola FC anunciou o banco de reservas como uma das grandes novidades para a edição de 2021. Mas para aqueles que não querem escalar jogadores para o banco do seu esquadrão, a notícia também é positiva, pois essas escolhas não serão obrigatórias. Você pode escalar seu time apenas com os 11 titulares (e o técnico, é claro).

Como funciona a pontuação do treinador?

A pontuação do treinador é a soma dos pontos de todos os jogadores do time dele naquela partida dividida por 11. Se um atleta que ficou o tempo todo no banco receber cartão, isso também afeta a pontuação do treinador. Se o técnico receber cartão amarelo (ou até vermelho) não perde pontos.

O treinador que estiver suspenso para a rodada fica sem ganhar pontos?

Nas situações em que o treinador não possa ficar no banco por qualquer motivo - suspensão ou problema médico, por exemplo - para o Cartola ele pontuará normalmente. Ou seja, o interino que assumir o seu lugar não irá pontuar, mas sim o técnico principal. Sendo assim, mesmo suspenso, o técnico principal pode ser escalado para a rodada.

Jogador de linha recebe pontos por defesa de pênalti?

Sim, mas somente se o jogador de linha assumir a posição de goleiro no decorrer da partida, seja por lesão ou expulsão do arqueiro titular. Neste caso, ele pode receber os pontos da defesa de pênalti (7.00). E atenção: este jogador só vai receber o bônus de SG se a posição dele no Cartola for a de zagueiro ou lateral. E não levar gol, é claro!

Um jogador de linha recebe pontos caso pratique uma defesa?

Em hipótese alguma são contabilizados os pontos de defesa para um jogador de linha, nem mesmo se ele assumir a posição de goleiro no decorrer da partida (jogador de linha que assume a função de goleiro só ganha pontos na defesa de pênalti, como respondido acima).

Tiro de meta direto para fora ou no pé do adversário conta como passe incompleto pro goleiro?

Este foi um critério que mudou para o Cartola em 2021. A partir deste ano, não haverá mais nenhuma forma de passe incompleto ser computado para um goleiro, independente da situação de jogo.

E se o jogador de linha assumir a função de goleiro no meio da partida e der um passe incompleto?

O passe incompleto para qualquer atleta cadastrado no Cartola como jogador de linha continua valendo mesmo se ele assumir a função de goleiro no meio de um jogo. Ou seja, o passe incompleto somente não conta para aqueles que estão cadastrados no fantasy game como goleiro.

Quando ocorre uma falta originada por toque de mão na bola, há pontuação para falta sofrida?

Não. Neste caso, o Cartola computa apenas a falta cometida de quem colocou a mão na bola (-0.50)

O que acontece se eu não escalar meu time para a rodada?

Deu mole, parça! Agora só te resta torcer para os jogadores que você escalou na rodada anterior pontuarem bem na rodada que você esqueceu de escalar o seu time. E lembre-se: a sua escalação só ficará salva após você clicar no botão "confirmar escalação" (isso vale tanto para escalações feitas pelo site como para escalações feitas pelo aplicativo do Cartola FC).

Sou obrigado a escolher um capitão para o meu time?

Sim, todo time precisa ter um capitão para ser confirmado, mesmo que você participe apenas de ligas sem capitão.

Meu jogador chutou, a bola bateu na trave e entrou no gol. E agora?

Você vai receber os 8.00 pontos do gol, mas não a pontuação de finalização na trave. Está justo, né...

Ih, o jogo em andamento foi interrompido e adiado...

Sem problemas! Se o jogo for interrompido durante a disputa (seja por falta de luz, campo alagado etc) serão contabilizados os pontos dos jogadores até o momento da paralisação.

Uma das partidas que eu tenho jogador escalado ficou em WO. E agora?

Em casos de WO, os jogadores das duas equipes ficarão com as pontuações zeradas na rodada do Cartola FC.

Quais decisões dependem exclusivamente da súmula?

Autores de gols e de cartões. Se a súmula divulgada pela CBF identificar alguma marcação de gol e/ou de cartão diferente da que demos no Cartola durante a partida, providenciaremos a alteração no fantasy game prontamente. Caso haja atraso na publicação da súmula de um jogo em que existe a dúvida sobre a marcação de gol e/ou do cartão, aguardaremos essa divulgação para iniciar o processo de reabertura do game para escalações visando à rodada posterior.

Links de vídeos tutoriais do Cartola FC 2021:
Confira o passo a passo de como criar um time no Cartola
Confira o passo a passo de como escalar um time no Cartola
 

Fonte: JTNEWS com informações do Cartola FC

Comentários