Candidato a prefeito de Manaus prende em flagrante assaltante que roubava celular em ônibus lotado

O capitão Alberto Neto participou diretamente de ação policial hoje na centro da capital manauara e comprometeu-se em armar a Guarda Municipal caso seja eleito

O Capitão Alberto Neto, é candidato a prefeito de Manaus, viu rapidamente sua ação eleitoral em busca de votos para eleger-se prefeito de Manaus [capital do Amazonas] em ação policial, pis foi inevitável participar com êxito da ação que ajudou diretamrnte a prender um assaltante de ônibus. 

Foto: Assessoria/Capitão Alberto NetoCapitão Alberto Neto prende assaltante de ônibus em Manaus
Capitão Alberto Neto prende assaltante de ônibus em Manaus

O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (7/10)  ao Portal Marcos Santos de Manaus o deputado federal Alberto Neto disse  sobre o fato: “estava em frente à feira do Coroado, fazendo bandeiraço, entregando panfletos, pedindo voto. Um ônibus (651) buzinou pedindo ajuda, do outro lado da rua, o instinto policial falou mais alto e eu corri para a ação”, disse o político que também é policial militar.

Foto: DivulgaçãoGuarda Municipal de Manaus
Guarda Municipal de Manaus que não usa arma de fogo, situação coloca em risco os profissionais de segurança municipal

Ele chegou com a arma na mão. Uma viatura, que passava no local, foi acionada e concluiu o procedimento policial. “Cheguei no ônibus fazendo a abordagem no suspeito. Tiramos ele de dentro e fizemos o procedimento. Os policiais chegaram e concluíram a revista”, conta.

Foto: Assessoria/Capitão Alberto NetoCapitão Alberto Neto prende assaltante de ônibus em Manaus
Após prender assaltante de celular emônibus candidato a prefeito de Manaus faz compromisso de armar Guarda Municipal

O abordado tinha roubado um celular. “Ele passou o aparelho para outros dois, que saíram uma parada antes. A vítima o reconheceu, falou que ele a agarrou. A viatura conduziu a ocorrência para o 14º DIP (Grande Circular)”, acrescenta o candidato.

STF decide que Guardas Municipais de todo o Brasil têm direito de se armarem

O Estatuto de Desarmamento (Lei Federal Nº10.826, de 22 de dezembro de 2003) que "Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências, previa a permissão apenas para capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, entretanto o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desde o ano de 2018, concedeu cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 5948 ajuizada pela Partido Democratas determinando que todas as Guardas Municipais do Brasil podem usar armas. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilMinistro Alexandre de Moraes é o relator do Recurso Extraordinário
Ministro Alexandre de Moraes é o relator do Recurso Extraordinário

"É evidente a necessidade de união de esforços para o combate à criminalidade organizada e violenta, não se justificando, nos dias atuais da realidade brasileira, a atuação separada e estanque de cada uma das Polícias Federal, Civis e Militares e das Guardas Municipais; bem como, seu total distanciamento em relação ao Ministério Público e do Poder Judiciário", destacou à época na decisão liminar, o ministro Alexandre de Moraes.

"Diante do exposto, nos termos dos arts. 10, § 3º, da Lei 9.868/99 e 21, V, do RISTF, CONCEDO A MEDIDA CAUTELAR PLEITEADA, ad referendum do Plenário, DETERMINANDO A IMEDIATA SUSPENSÃO DA EFICÁCIA das expressões das capitais dos Estados e com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes , no inciso III, bem como o inciso IV, ambos do art. 6º da Lei Federal nº 10.826/2003".

Foto: Rosinei Coutinho/STFGilmar Mendes Ministro do STF
Gilmar Mendes Ministro do STF pediu vista do processo da ADI 

O mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade ora referenciada está em sistema de votação, mas no mês de maio pediu vista o ministro do STF, Gilmar Mendes, conforme registro datado do dia 04 de maio de 2020.

Clique AQUI e confira a íntegra da Decisão do ministro Alexandre de Moraes

Fonte: JTNEWS

Comentários