Campeonato ucraniano de Futebol é suspenso após imposição da lei marcial no país

O torneio retomaria as atividades nesta sexta-feira (25/02), depois das férias do inverno europeu, para a segunda parte da temporada de 2021/22

Após a Ucrânia decretar lei marcial em seu território como desdobramento da invasão russa, o campeonato nacional de futebol no país, a Ukranian Premier League, foi oficialmente suspenso. O torneio retomaria as atividades nesta sexta-feira (25/02), depois das férias do inverno europeu, para a segunda parte da temporada de 2021/22.

Foto: Stanislav Vedmid/GettyO brasileiro Dodo, em ação pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, pela Liga dos Campeões
O brasileiro Dodo, em ação pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, pela Liga dos Campeões

"Devido à imposição da lei marcial, o campeonato da Ucrânia foi suspenso", diz o comunicado publicado no site oficial da competição. De acordo com o 'Daily Mail', a interrupção é de pelo menos 30 dias.

Na madrugada de hoje (24/02), a Rússia realizou uma "operação militar especial" que contou com ataques aéreos e invasão terrestre na Ucrânia. Devido a isso, o presidente do país, Volodymir Zelensky, anunciou o rompimento das relações diplomáticas com Moscou e decretou lei marcial em todo o território nacional. A lei marcial é uma medida que, em tempos de crise, coloca em vigor leis militares no lugar das leis civis.

Nesta manhã, a Uefa convocou uma reunião de emergência de seu comitê executivo para avaliar a situação geopolítica da região. Um dos assuntos que devem ser discutidos é a questão da final da Liga dos Campeões, marcada para o dia 28 de maio, em São Petersburgo, na Rússia.

Em meio às tensões que envolviam os dois países há dias, já havia um movimento para a Uefa trocar a sede da decisão da Champions desta temporada. Durante a semana, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que a final do torneio não deveria acontecer na Rússia.

Além disso, a situação também coloca em dúvida a realização da partida entre Escócia e Ucrânia, pelas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, que está marcada para o dia 24 de março, em Glasgow.

Fonte: JTNEWS com informações do UOL Notícias

Comentários