Caminhões de Mamografia já percorreram 52 cidades e realizaram 24 mil exames no Piauí
O serviço iniciou no final do mês de maio com 6 veículos adaptados que percorrerão todos os 224 municípios do estadoO serviço de caminhões adaptados para realização de mamografias em mulheres de 40 a 69 anos de idade, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já realizou 24 mil exames pelo Piauí. A atividade iniciou no final do mês de maio, com 6 unidades móveis que percorrerão todos os 224 municípios do estado.
Até o momento, os caminhões já percorreram 52 municípios. Cada um dos veículos tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários. Para ter acesso ao serviço é preciso procurar a atenção básica do município para que a paciente seja cadastrada nos atendimentos.
“Os resultados nos deixam muito contentes, mais de 24 mil mulheres piauienses já tiveram acesso ao exame de mamografia. Deixamos o convite para as mulheres que estão dentro da faixa etária atendida que procurem os seus municípios para receber o encaminhamento ao serviço” fala o superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.
A iniciativa é executada pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. O desafio é cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da secretaria de saúde, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina, além de contribuir com a descentralização de serviços de saúde.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Criança baleada em Parnaíba morre após 50 dias internada em hospital de Teresina
-
Segurança Pública
Câmera flagra criminoso arrombando casa na zona leste de Teresina
-
Justiça
Falsificação de assinatura não muda natureza de ato sem outorga uxória nem afasta prazo decadencial
-
Segurança Pública
Suspeito de matar ex-companheira é preso pela Polícia Civil em Elesbão Veloso
-
Geral
Campeã brasileira de ginástica Isabelle Marciniak morre aos 18 anos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Segurança Pública
Justiça nega prisão domiciliar a acusado de matar o policial Marcelo Soares Costa
-
Geral
A mestra que vendia livros; por Maria das Graças Targino
-
Geral
Confira o que abre e fecha em Teresina nos dias 24 e 25 de dezembro
-
Geral
Homem é morto a tiros dentro de bar em José de Freitas (PI)