Caminhões da mamografias no Piauí já realizaram quase 10 mil exames em um mês
A meta é que os caminhões da mamografia percorram todos os municípios do estado e efetuem 125 mil examesA Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou um total de 9.688 mamografias em pouco mais de um mês, por meio de seis caminhões adaptados que já percorreram 39 cidades piauienses neste período. A meta é que os caminhões da mamografia percorram todos os municípios do estado e efetuem 125 mil exames.
A iniciativa é executada pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. O público-alvo da ação são mulheres com idade entre 40 e 69 anos, que devem agendar o serviço nos municípios onde moram.
“A mamografia é muito importante para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Os exames são agendados por meio da atenção básica e as pacientes recebem a data e horário previstos para realizar o exame no seu município, próximo a sua casa”, explica Rodrigo Martins, diretor da Ducara.
Cada um dos caminhões tem capacidade para realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários. Um dos veículos encontra-se, atualmente, no município de Pedro II, onde deve permanecer por cerca de três semanas para a realização de 1.560 procedimentos.
A ação busca cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina dentro do estado, além de contribuir com a descentralização dos serviços.
“Pedimos o apoio da população para que busquem por esse serviço, por meio de suas secretarias municipais, uma vez que é um exame muito importante para o diagnóstico precoce de um problema de saúde mais grave, que é o câncer de mama”, destaca Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
Assim que os exames tiverem sido realizados e os resultados disponíveis, os mesmos serão encaminhados às secretarias municipais, para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso às mamografias.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Mulher é encontrada morta com marcas de tiros e mãos amarradas em estrada no Litoral do Piauí
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos