Câmara Legislativa do DF concede título de "persona non grata" a Weintraub

A expressão é usada para designar quando uma pessoa não é bem-vinda, a moção foi movida pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou por unanimidade na quarta-feira (12) a concessão do título de persona non grata (expressão para designar quando uma pessoa não é bem-vinda) para o ex-ministro Abraham Weintraub (Educação). A moção foi movida pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT).

Foto: Marcelo CamargoAbraham Weintraub
Abraham Weintraub

A votação é uma resposta à fala do ex-ministro durante reunião interministerial gravada de 22 de abril. Na altura, Weintraub disse que Brasília é uma "porcaria e cancro de corrupção e privilégio".

Na moção, o deputado escreveu que Weintraub "não merece consideração desta cidade. Veio para trabalhar aqui, mas é incompetente, ingrato e mal educado". Ainda citou que o ex-ministro tem "notória incompetência na condução das políticas educacionais" e "completa falta de educação e de respeito à democracia e às instituições".

Weintraub deixou o governo Bolsonaro em junho, depois de estar no centro de atritos entre o Poder Executivo com o Legislativo e o Judiciário. O ex-ministro afirmou na reunião de 22 de abril que, por ele, "colocava esses vagabundos na cadeia, a começar pelo STF (Supremo Tribunal Federal)".

Em 14 de junho, quando ainda era ministro da Educação, Weintraub compareceu a 1 ato de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios e reafirmou sua declaração sobre "vagabundos". Disse que já havia expressado sua "opinião".

Depois de sair do governo, Weintraub embarcou para os Estados Unidos e foi confirmado como diretor-executivo do Banco Mundial.

Fonte: Poder360

Comentários