Câmara Federal lança aplicativo para acompanhar a execução do Orçamento

Com o aplicativo será possível saber a quantas andam a execução de emendas parlamentares ou ações orçamentárias, ou seja, o dinheiro dos contribuintes

A Câmara dos Deputados, por meio da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec), em parceria com a Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira e com a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, lançou em outubro, do corrente ano, o aplicativo Infoleg Orçamento.

O aplicativo é uma ferramenta acessível a qualquer cidadão, prática e ágil, que permite obter informações sobre a execução de emendas parlamentares e ações orçamentárias, como a execução orçamentária destinada aos municípios. O objetivo é facilitar o acompanhamento dessas execuções, permitindo salvar emendas individuais e emendas de bancadas como “favoritos”. Além disso, o aplicativo permite ativar o recebimento de notificações quando houver atualização ou execução de emendas específicas.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos DeputadosCâmara dos Deputados
O aplicativo Infoleg permite a qualquer pessoa acessar informações sobre o dia a dia parlamentar, como o quórum das sessões, o resultados das votações, a composição das bancadas e das comissões, entre outros dados

É possível, por exemplo, pesquisar emendas individuais e seu detalhamento por autor, partido, munícipio beneficiado; buscar por emendas de bancadas estaduais o detalhamento dos recursos da União para os municípios.

Haverá também na ferramenta, a opção de favoritos para acesso rápido às emendas que o cidadão quiser acompanhar a execução; e serviço de notificações para que o interessado possa receber alertas sempre que houver execução orçamentária nas emendas parlamentares escolhidas.

O projeto, faz parte do programa Câmara Inova, que pretende usar recursos tecnológicos que aproximem a casa parlamentar do cidadão comum, facilitando a divulgação da atuação dos deputados de maneira ampla e com baixo custo.

Foto: Google Play Store/ReproduçãoPelo Infoleg Orçamento, qualquer um pode acompanhar a destinação das vernas orçamentárias que passam pela Câmara dos Deputados
Pelo Infoleg Orçamento, qualquer um pode acompanhar a destinação das vernas orçamentárias que passam pela Câmara dos Deputados

Sessões pelo celular

Desde 2016 já é possível qualquer pessoa acompanhar os trabalhos da Câmara dos Deputados, 24 horas por dia, através do aplicativo Infoleg. 

O aplicativo Infoleg permite a qualquer pessoa acessar informações sobre o dia a dia parlamentar, como o quórum das sessões, o resultados das votações, a composição das bancadas e das comissões, a biografias de deputados, o texto integral de propostas e sua tramitação, entre outros dados. É possível ainda resgatar sessões do Plenário e das comissões desde 2001.

Tanto o Infoleg quanto o Infoleg Orçamento podem ser baixados na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android).

Fonte: JTNews com informações da Câmara dos Deputados

Comentários