Câmara de Teresina realiza audiência para discutir serviços da rede pública aos pacientes com autismo

A audiência foi requerida pelos vereadores Venâncio Cardoso, Ismael Silva, Capitão Roberval Queiroz, Luiz Lobão , Teresinha Medeiros, Enzo Samuel

Nessa segunda-feira (09/05), foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Teresina para discutir sobre o funcionamento da regulação de acesso aos serviços da rede pública de saúde da capital aos pacientes com transtorno do espectro do autismo e outras deficiências.

Foto: Gilmara CostaAudiência Pública para discutir sobre o funcionamento da regulação de acesso aos serviços da rede pública de saúde de Teresina aos pacientes com transtorno do espectro do autismo e outras deficiências
Vereadores de Teresina discutem atendimento aos Autistas em Audiência Pública

A audiência foi requerida pelos vereadores Venâncio Cardoso, Ismael Silva, Capitão Roberval Queiroz, Luiz Lobão , Teresinha Medeiros, Enzo Samuel.

Um dos problemas levantados durante o debate foi o atendimento médico, em especial, do acesso ao profissional neuropediatra. Conforme o vereador Venâncio Cardoso, será cobrado da Prefeitura a realização de um mutirão para que o número alarmante baixe.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CONADE-PI) e presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI), Gilmara Costa, falou sobre as dificuldades enfretadas ao longos dos anos, e ressaltou a falta de inclusão escolar em Teresina.

"A situação da pessoa com deficiência, não somente, na questão da Saúde como também na Educação, da inclusão escolar não é fácil. São 21 anos que eu batalho por essa luta junto com essas mães para poder incluir não somente o meu filho, que eu tirei de uma escola particular para colocar em uma escola pública, mas todos. A inclusão escolar, a saúde para pessoa com deficiência não existe, ela é limitada, só sabe quem passa", destacou.

Foto: Gilmara CostaGilmara Costa, conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI)
Gilmara Costa, conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI)

Ao JTNEWS, Gilmara Costa informou que no final da audiência foram feitos encaminhamentos deliberados à saúde mental do cuidador familiar da pessoa com deficiência, para que também sejam acolhidos. Segundo ela, "precisa-se trabalhar o alicerce, que são os cuidadores familiares, se não, não avançamos". 

Íntegra da Audiência Pública sobre atendimento dos pacientes com transtorno do espectro do autismo e outras deficiências:

Fonte: JTNEWS

Comentários