Câmara de Floriano é condenada por irregularidades em notas fiscais e recebe prazo para regularização
A decisão, tomada por unanimidade pelos conselheiros, determinou que o atual gestor da Câmara Municipal de Floriano regularize a situação no prazo de 15 dias, sob pena de multa.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou procedente uma denúncia contra a Câmara Municipal de Floriano, referente a irregularidades no cadastro de notas fiscais no sistema Contratos Web. A decisão foi publicada no Acórdão nº 077/2025 - SPC, que apontou a ausência de comprovação do recebimento de produtos e serviços contratados.
O processo teve como denunciado o presidente da Câmara, Joab Carvalho Curvina, e foi relatado pelo conselheiro Kleber Dantas Eulálio. De acordo com o Tribunal, as notas fiscais e os respectivos atestos de recebimento não foram anexados aos contratos já finalizados, descumprindo determinações da Resolução TCE-PI nº 06/2017 e da Instrução Normativa nº 02/2020.
A decisão, tomada por unanimidade pelos conselheiros, determinou que o atual gestor da Câmara Municipal de Floriano regularize a situação no prazo de 15 dias, sob pena de multa. A medida exige a inclusão das notas fiscais ou documentos equivalentes no sistema, garantindo transparência na prestação de contas.
O julgamento ocorreu na sessão virtual da Primeira Câmara entre os dias 17 e 21 de março de 2025 e contou com a participação da conselheira-presidente Rejane Ribeiro Sousa Dias, dos conselheiros Flora Izabel Nobre Rodrigues, Jaylson Fabianh Lopes Campelo e Jackson Nobre Veras, além do procurador do Ministério Público de Contas Márcio André Madeira de Vasconcelos.
A determinação do TCE-PI reforça a necessidade de cumprimento das normas de prestação de contas, especialmente no que se refere à comprovação das despesas públicas. A não inclusão de notas fiscais em contratos administrativos pode indicar falhas na fiscalização dos gastos e comprometer a transparência da gestão pública.
Agora, resta à Câmara Municipal de Floriano cumprir a determinação dentro do prazo estipulado para evitar sanções.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Torcedores invadem gramado e arremessam objetos em evento de Messi na Índia
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Geral
Prefeitura de Campo Maior contrata mais de R$ 680 mil em quentinhas com a mesma empresa
-
Política
Brasil passa a presidência do Brics para a Índia
-
Política
Bolsonaristas criticam Trump após revogação da Lei Magnitsky contra Moraes
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Esportes
Norris admite arrependimento por comentários sobre Hamilton e Verstappen