Cadeia Pública de Altos inaugura horta feita pelos encarcerados
"Não há de se falar em ressocialização sem o binômio educação e trabalho", comentou o gerente da CPA, Antônio Vinícius








A Cadeia Pública de Altos (CPA), localizada a 28 km de Teresina (PI), inaugurou sua primeira horta feita pelos internos. No local foram colhidos cebolinha, coentro, tomate (cajá e cereja), abóbora, abobrinha, alface, maxixe, quiabo, melancia, pimentão e pepino.
Os produtos do trabalho dos encarcerados na CPA servirá, também, para que eles possam se alimentar de forma saudável. O gerente da unidade, Antônio Vinícus, falou com o JTNews sobre a medida. "Não há de se falar em ressocialização sem o binômio educação e trabalho. A meta da gestão CPA é estender a mão ao interno, fornecendo a ele oportunidade de mudar de vida, sair do crime e prover sua família", explicou.

"Com mão de obra carceraria, a horta é uma prova concreta de que é possível, trouxemos um profissional de agronomia, que disseminou o conhecimento e hoje, com apenas três meses de inaugurada da unidade, já conseguimos colher o que plantamos, trazendo melhorias na alimentação dos internos, benefícios processuais advindo do trabalho e uma economia financeira para o Estado. É uma ação simples e tímida, mas que trará grandes e benéficas consequências", completou Antônio Vinícius.
A CPA conta com três pavilhões com capacidade individual para 201 detentos, totalizando 603. Os pavilhões são separados por nível de periculosidade. Atualmente, o estabelecimento conta com 471 presos dividos nos três pavilhões, recebendo diariamente presos oriundos das audiências de custódia.

"Uma pessoa que esteja presa por roubo, estelionato, não terá contato com um preso por assalto a banco. Essa ideia está sendo trabalhada em parceria da Secretaria de Justiça com a Secretaria de Segurança e a Superintendência de Risco criada pelo governador. Isso vai ser possível com o cadastramento biométrico", explicou o secretário de Estado da Justiça do Piauí, Carlos Edilson Rodrigues, para o JTNews em entrevista em julho de 2019.
Fonte: JTNews
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina