Busca Ativa é considerado um dos pontos fortes no enfrentamento à COVID-19 no Piauí

A ação tem como principais pontos a detecção precoce e o tratamento rápido de novos casos, além de passar orientações adequadas para a população sobre a prevenção e cuidados em relação à COVID-19

O Programa Busca Ativa vem sendo uma das ferramentas mais importantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para o enfrentamento à pandemia da COVID-19 no Piauí.

Foto: Costa NorteEquipe do programa Busca Ativa
Equipe do programa Busca Ativa

A ação tem como principais pontos a detecção precoce e o tratamento rápido de novos casos, além de passar orientações adequadas para a população sobre a prevenção e cuidados em relação ao Novo Coronavírus.

Dília Falcão, gerente da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde e coordenadora geral do Programa Busca Ativa, destaca que a ferramenta é um dos pontos fortes do enfrentamento à COVID-19, que permitiu uma ação bem próxima dos municípios.

“É importante destacar que o Busca Ativa continua com as ações por todo o estado, detectando novos casos, orientando a população, realizando testagens, evitando, dessa forma, o crescimento descontrolado de casos em nossos municípios. Esse é um trabalho importante e contamos que todos continuem nos ajudando como já vem sendo feito. É muito importante verificar que os municípios reconhecem a importância que o programa vem tendo no enfrentamento à pandemia”, destaca a gerente.

Em Água Branca, um dos primeiros municípios a adotar o programa, o secretario municipal da Saúde, Devid Perfeito, informou que devido ao Busca Ativa, o município conseguiu detectar e tratar precocemente mais de 600 casos da doença.

“Nós agradecemos essa parceria com o Busca Ativa. Nós não paramos o programa em nosso município e hoje apresentamos uma curva controlada de casos da doença, além de apresentarmos uma redução nos óbitos. Esse é o objetivo de todos e por isso vamos manter o programa, mantendo, assim, nossos resultados positivos”, destacou o gestor.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários