Brasil confirma melhor campanha na edição 2019 dos Jogos Pan-Americanos

Brasil conquistou 171 medalhas sendo 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze

Foram nos Jogos Pan-Americanos 2019, realizados em Lima, no Peru, que o Brasil confirmou a melhor atuação da equipe brasileira.

Foto: Divulgação Twitter Agencia BrasilQuadro de Medalhas do Pan- Americano 2019
Quadro de Medalhas do Pan- Americano 2019

O Time Brasil conquistou 171 medalhas e garantiu o país no 2º lugar do quadro geral de medalhas, com 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze.

A medalha de ouro de Guilherme Costa nos 1.500m da natação, foi a marca para o país chegar a 53 ouros em Lima e superar sua melhor campanha em Jogos Pan-Americanos na história, ocorrida no Rio 2007, com 52 ouros.

Nos 19 dias de jogos, o Brasil mostrou dominância em algumas modalidades, surpreendeu em outras e também viu medalhas que pareciam quase certas escaparem.

Da frustração do ginasta Arthur Zanetti, prata nas argolas, a ouros inéditos no badminton, boxe feminino e taekwondo feminino, o Brasil escreveu sua história em Lima.

 Levantamento de peso

Foto: Pedro Ramos/ rededoesporteFernando Reis medalhista de ouro
Fernando Reis medalhista de ouro

O atleta Fernando Reis, conquistou o tri pan-americano no levantamento de peso com uma performance impecável.

Ele somou 420 quilos levantados, somando o arranco e o arremesso, e garantiu com folga a medalha de ouro.

Muito superior aos seus adversários, ele levantou 21 quilos a mais que o segundo colocado, o cubano Luis Manuel Lauret, com 399 quilos.

Handebol feminino

O time de handebol feminino também manteve seu posto de imbatível nas Américas. 

Além de faturar o ouro e o hexacampeonato no handebol, as brasileiras asseguraram presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporteBrasil 31 x 20 Argentina. Final do handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
Brasil 31 x 20 Argentina. Final do handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Remo

Um dos principais nomes do Time Brasil na atualidade, o baiano Isaquias Queiroz venceu na prova de C1 10000.

Essa foi a quarta medalha de Isaquias em jogos Pan-Americanos. Ele também participou da final da prova de duplas C2, mas seu parceiro, Erlon Souza, passou mal e eles não completaram o percurso.

Judô

O judô brasileiro brilhou mais uma vez. Mayra Aguiar e Rafaela Silva, medalhistas no Rio, em 2016, não tiveram grandes dificuldades para botar mais dois ouros na conta do Brasil.

Natação

Na natação, o brilho do Brasil foi indescutível, foram 30 medalhas, sendo dez ouros, nove pratas e 11 bronzes. Dentre os triunfos, estão os ouros de Guilherme Costa nos 1.500 metros, Etiene Medeiros nos 50 metros livre, Bruno Fratus também nos 50 metros livre e do revezamento masculino 4x200 livre, com Luiz Altamir, Fernando Scheffer, João de Lucca e Breno Correia.

A natação brasileira também conquistou prata nos 4x100 medley masculino, com João Gomes Jr., Guilherme Guido, Vinícius Lanza e Marcelo Chierighini. “A gente conseguiu ajudar muito o Brasil no quadro geral de medalhas.

O quarteto feminino dos 4x100 medley também subiu ao pódio, com Etiene Medeiros, Jhennifer Conceição, Giovanna Diamante e Larissa Oliveira. Elas conquistaram o bronze.

Ginástica Artística Brasileira

Grande destaque da ginástica artística brasileira nesse Pan, Francisco Barretto conquistou três medalhas de ouro nesta edição do Pan: Na barra fixa, no cavalo com alças e na equipe masculina.

O triunfo de Barretto foi de grande ajuda para a ginástica brasileira. Foi a melhor campanha na modalidade na história do Pan, chegando a um total de 11 medalhas – quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze nesta edição do evento.

Basquete

A seleção feminina de basquete resgatou uma performance digna dos anos dourados da modalidade no país, quando Magic Paula e Hortência comandavam as vitórias, e voltou a ganhar um Pan-Americano. Desde 1991, nos jogos de Havana, que isso não acontecia.

As brasileiras derrotaram os Estados Unidos por 79 a 73. Para chegar à final, a seleção passou por Canadá, Paraguai, Porto Rico e Colômbia. Uma conquista incontestável e merecida.

Patinação Artística Feminina

Foto: Divulgação/Secretaria Especial do EsportePatinadora brasileira Bruna Wurts, medalhista de ouro Pan-americano 2019.
Patinadora brasileira Bruna Wurts, medalhista de ouro Pan-americano 2019.

Pela primeira vez, a patinação artística feminina brasileira ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A autora da façanha foi a patinadora Bruna Wurts.

Com apenas 18 anos, ela subiu no degrau mais alto do pódio ao somar 103,17 pontos na apresentação.

Vela

Em Lima, a dupla brasileira, Martine Grael e Kahena Kunze faturou o primeiro ouro em jogos Pan-Americanos na modalidade.

As duas haviam conseguido a terceira colocação da regata da prova (Medal Race) e precisavam apenas terminar essa etapa para conseguir o ouro.

Boxe feminino

Beatriz Ferreira conquistou a medalha de ouro ao vencer a argentina Dayana Sanchez na categoria leve (57 kg-60 kg). Foi o primeiro ouro do Brasil no boxe feminino em jogos Pan-Americanos. O ouro veio após uma luta na qual Beatriz foi superior nos três rounds, com todos os cinco juízes dando a vitória incontestável para a brasileira.

Badminton

O melhor atleta brasileiro de badminton colocou de vez seu nome na história do esporte no Brasil. Ygor Coelho conquistou o primeiro ouro do país na modalidade ao vencer o canadense Brian Yang por 2 sets a 0.

Foto: Analice Borges/ CidadeVerdeAtletas Piauienses do Badminton
Atletas Piauienses do Badminton

A medalha de Ygor, no entanto, não foi a única do Brasil na modalidade. A equipe brasileira chegou ao total de cinco medalhas nesta edição do Pan: o ouro do carioca e quatro bronzes nas duplas.

São as primeiras medalhas de piauienses no badminton em Jogos Pan-Americanos: Fabrício e Francielton nas duplas masculinas; Fabrício e Jaqueline nas duplas mistas; e Jaqueline e Sâmia nas duplas femininas. 

O atleta Fabrício Farias é o quarto colocado das Américas nas duplas mistas, com Jaqueline Lima, e masculinas, com Francielton.

Fonte: Redação JTNews com Informações da Agência Brasil

Comentários