Após 30 anos, Collor pede perdão por confisco da poupança dos brasileiros
Collor termina a série de tuítes afirmando que o plano econômico lançado no início de seu governo foi a única alternativa viável encontradaO ex Presidente da República, e atualmente Senador Fernando Collor de Melo, divulgou uma mensagem a todos os brasileiros nesta segunda-feira (18).

Através das rede sociais Collor pediu perdão pelo confisco da poupança de milhares de brasileiros, ocorrida no inicio dos anos 90.
Em uma série de tuítes publicados na manhã de hoje, Collor falou sobre a situação que o país enfrentava naquele momento e reconheceu que seu governo errou ao proibir os brasileiros de sacarem o dinheiro de suas poupanças.

Depois, ele segue dizendo que os mais pobres eram os maiores prejudicados pela hiperinflação. "Perdiam seu poder de compra em questão de dias, pessoas estavam morrendo de fome.

O Brasil estava no limite", declarou.
Durante a preparação das medidas iniciais do seu governo, Collor afirmou que tomou conhecimento de um plano "economicamente viável, mas politicamente sensível", e que, na visão de sua equipe, tinha grandes chances de êxito no combate à inflação.
Esse plano viria a ser conhecido como Plano Collor, que incluiu, entre outras medidas, o bloqueio do saldo da poupança dos brasileiros por 18 meses e a troca do cruzado novo para o cruzeiro como moeda oficial do país.
Era uma decisão dificílima. Mas resolvi assumir o risco. Sabia que arriscava ali perder a minha popularidade e até mesmo a Presidência, mas eliminar a hiperinflação era o objetivo central do meu governo e também do país", escreveu o senador.
"Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos".
Collor termina a série de tuítes afirmando que o plano econômico lançado no início de seu governo foi a única alternativa viável encontrada.
"Quisemos muito acertar. Nosso objetivo sempre foi o bem do Brasil e dos brasileiros", escreveu.
Fonte: UOL
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Vereador ameaça despejar caminhão de lixo na porta da SDU Sul em protesto contra abandono da limpeza pública
-
Segurança Pública PM é acionada e apreende explosivo na empresa Bunge no Piauí
-
Segurança Pública PF deflagra operação contra abuso sexual de crianças e cumpre seis mandados no Piauí
-
Segurança Pública Piauí tem a menor taxa de homicídios do Norte e Nordeste, aponta Atlas da Violência 2025
-
Geral Greve no transporte de Teresina continua e entra no terceiro dia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeitura de Parnaíba gasta quase R$ 30 mil com compra de materiais para motobombas sem licitação
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Campo Maior por inadimplência na prestação de contas
-
Justiça Justiça condena Banco Bradesco por descontos indevidos de título de capitalização em aposentadoria de idosa no Maranhão
-
Geral Confeiteiro do ‘Bolo da Misericórdia’ pede R$ 33 mil para recomeçar o negócio e é alvo de críticas
-
Segurança Pública Polícia Civil prende falsos veterinários durante operação em Teresina