APIDI e ADEFT realizam protesto por melhorias no Transporte Eficiente e denuncia precariedade das vans

Caso as demandas não sejam atendidas, os representantes da APIDI afirmam que pretendem denunciar o problema ao Ministério Público

Nessa terça-feira (22/03), no Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, a Associação Piauiense Pelos Direitos Iguais (APIDI) juntamente com a Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT), realizaram uma manifestação em frente a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) por melhorias para o Transporte Eficiente. 

Foto: Gilmara CostaAPIDI realiza protesto por melhorias no Transporte Eficiente
APIDI realiza protesto por melhorias no Transporte Eficiente

O transporte eficiente é um serviço oferecido pela administração municipal para pessoas cadeirantes ou que tenham algum outro tipo de deficiência locomotora. Serviço este de vans que atendem cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiências na capital.

Ao JTNEWS, a presidente da APIDI, Gilmara Costa, destaca que atualmente apenas 5 vans estão funcionando na capital, para atender mais de mil pessoas que precisam do serviço para se locomover na cidade e quatro estão quebradas. 

Foto: Jacinto Teles JTNEWSAtual presidente da APIDI, Gilmara Costa
Atual presidente da APIDI, Gilmara Costa

Segundo ela, a prefeitura de Teresina assegurou a aquisição de novos veículos até o mês de maio, mas ressalta que apesar de somar, a chegada desses novos veículos não soluciona o problema da categoria.

"Cómo já fazem, praticamente, quatro anos que estamos sem transporte, sem melhorias, além de os transportes estarem se acabando, tivemos que tomar as providências. E estamos na luta mais uma vez pelo Transporte Eficiente", disse. 

Foto: Prefeitura de Teresina/STRANSVeículo do Transporte Eficiente de Teresina
Veículo do Transporte Eficiente de Teresina

Gilmara ressalta que caso as demandas não sejam atendidas, os representantes da APIDI e ADEFT afirmam que pretendem denunciar o problema ao Ministério Público.

"Vamos entregar pro Ministério Público, porque já fizemos a representação ao MP, falamos a situação e caso a prefeitura não cumpra vamos sim entregar ao Ministério Público, o maior fiscalizador, de grandes promotores competentes que temos aqui na nossa cidade, que sempre fez valer os direitos do cidadãos", pontuou.

Foto: Arquivo Pessoal/Gilmara CostaProtesto por melhorias no Transporte Eficiente
Protesto por melhorias no Transporte Eficiente

Fonte: JTNEWS

Comentários