Ao vivo: CPI da Pandemia ouve Roberto Dias, servidor da saúde exonerado após ser acusado de pedir propina por doses

Acusado de ter pedido propina para autorizar a compra da vacina AstraZeneca pelo governo federal, exonerado do cargo em junho passado, depõe na CPI hoje (7/7)

Hoje (7/7) a CPI da Pandemia recebe o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias. Acusado de ter pedido propina para autorizar a compra da vacina AstraZeneca pelo governo federal, ele foi exonerado do cargo em junho passado. Dias nega a acusação.

A denúncia foi feita pelo policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que, em depoimento à CPI, afirmou ter recebido pedido de propina para a compra de 400 milhões de doses do imunizante. Segundo Dominguetti, Dias sugeriu elevar o preço de cada dose em US$ 1 para que o valor pago a mais fosse distribuído aos envolvidos.

Os requerimentos para a convocação foram apresentados pelos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Otto Alencar (PSD-BA). Nos pedidos, os parlamentares querem esclarecer também qual o envolvimento de Dias em irregularidades na compra de outro imunizante: o indiano Covaxin. As irregularidades no processo de compra da vacina, desenvolvida pela empresa Bharat Biotech, são outro foco de investigação da CPI, a partir das denúncias do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e do seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda.

Assista ao vivo o depoimento de Roberto Ferreira Dias:

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Senado

Comentários