Ao vivo: CPI da Covid ouve gestores da Precisa Medicamentos

Emanuela Medrades, diretora da empresa, volta à comissão um dia depois de ficar em silêncio

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado ouve, nesta quarta-feira (14/7), o sócio-administrador da Precisa Medicamentos Francisco Emerson Maximiano e a diretora Emanuela Medrades.

Foto: Sérgio Lima/Poder360-13/07A diretora executiva da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, durante depoimento na CPI da Covid no Senado
A diretora executiva da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, durante depoimento na CPI da Covid no Senado

O empresário deve ser questionado sobre a tentativa de compra de 20 milhões de doses da Covaxin pelo Ministério da Saúde, nunca concluída. A princípio, a presença de Francisco estava marcado para 23 de junho, mas o depoente pediu para remarcar, alegando que estava de quarentena por voltar de viagem da Índia.

Já Emanuela Medrades volta à CPI um dia depois de não responder às perguntas dos senadores e dizer que estava exausta.

Assista ao vivo

Após o silêncio de Medrades, os senadores consultaram o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, sobre o direito dos depoentes ficarem em silêncio na comissão. Fux afirmou à CPI que Medrades pode decidir quais perguntas responder aos senadores, mas a comissão deve fiscalizar eventual abuso deste direito por parte da empresária.

Os senadores levantaram a possibilidade de prendê-la por desobediência já que ela se recusava a responder questionamentos que, na avaliação da CPI, não a incriminavam.

CPI da Covid

A comissão investiga o uso do dinheiro federal que foi enviado para cidades e Estados, além de supostas omissões do governo federal no combate à pandemia.

Cada integrante da CPI terá 5 minutos para questionar a executiva, que terá 5 minutos para responder. Haverá, se necessário, 3 minutos de réplica e 3 minutos de tréplica.

Segundo o regimento interno da Casa, os 18 integrantes do colegiado têm prioridade para fazer perguntas, embora todos os senadores possam formular questionamentos de 3 minutos.

Fonte: JTNEWS com informações do Poder 360

Comentários