Anvisa autoriza início de fase 3 de teste de vacina chinesa contra COVID-19

No Brasil, os estudos são conduzidos pelo Instituto Butantan, de São Paulo, que também será responsável por coordenar a nova fase

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nessa sexta-feira (3) o início da terceira fase de testes da vacina contra o novo Coronavírus feita pela empresa chinesa Sinovac. No Brasil, os estudos são conduzidos pelo Instituto Butantan, de São Paulo, que também será responsável por coordenar a nova fase.

Foto: Dado Ruvic/ReutersEstudo de vacina contra o Coronavírus
Estudo de vacina contra o Coronavírus

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na última quarta (1º) que doze centros de pesquisa vão realizar os testes. Ao todo, seis stados brasileiros participam: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

A vacina, batizada de CoronaVac, obteve bons resultados nas duas fases iniciais e agora vai ser administrada a um número maior de pessoas. Segundo Doria, 9.000 voluntários serão selecionados. Parte deles vai receber a vacina. O restante, um placebo, uma substância sem efeito. Com isso, é possível verificar se existe um estímulo à produção de anticorpos para proteção contra o vírus.

O Instituto Butantan ainda precisa do aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) ou da Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa (CAPPesq).

O Brasil realiza também testes de uma vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

Fonte: Poder360

Comentários