Saúde

Mortes de mulheres grávidas ou no pós-parto triplicou em 2021

Segundo pesquisa, a causa das mortes são infecções respiratórias e outras complicações causadas pelo COVID-19

Foto: Divulgação
Brasil completou ontem (10/10) 150 mil mortos por COVID-19, sem contar as subnotificações obviamente

De acordo com o Observatório Obstétrico Brasileiro COVID-19 (OOBr COVID-19), o número de mortes de mulheres grávidas ou no pós-parto (puérperas) por infecções respiratórias e outras complicações triplicou em 2021, em relação à média semanal de 2020.

Foto: Reprodução / Agencia Senado
Gráfico de comparação de óbitos entre 2020 e 2021

Na última atualização do Observatório, feita no dia 30 de abril, o número de óbitos por COVID-19 em relação ao número de infectadas cresceu em 81,42% do ano passado para cá. Na comparação de gestantes com puérperas, as mulheres puérperas aumentaram sua participação na estatística da mortalidade materna, que passou de 13,9%  em 2020 para 29% em 2021.

A pesquisa aponta que 10.818 gestantes e mulheres no pós-parto foram infectadas desde o início da pandemia. Desse total, 37,26%  pegaram o Coronavírus só em 2021.

A médica obstetra Rossana Francisco, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP) e uma das criadoras do OOBr COVID-19, conta que o painel foi criado com o intuito de dar visibilidade e facilitar a interpretação dos dados relacionados à saúde materno-fetal. Segundo ela, os dados refletem um problema específico do país no cuidado de gestantes e puérperas.

"Esses números mostram uma realidade triste que nós já temos no Brasil: a fragilidade e a falta de cuidado com a saúde materna, que ficam ainda mais evidentes quando temos uma situação de sobrecarga do sistema de saúde", afirma Rossana, também presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp).

No Piauí

No Estado do Piauí, gestantes e puérperas já entraram no grupo de prioridades da vacinação contra a COVID-19. E a campanha se iniciou nesta sexta-feira (7/5). Acontecendo na modalidade Drive thru, basta ficar atento aos postos autorizados.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Senado

Última Notícias