O professor Charles Silveira pediu novamente exoneração do cargo de presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. Essa é a segunda vez que ele solicita a saída da função, que ocupa desde o início deste ano. A decisão ainda será oficializada após uma reunião com o prefeito Sílvio Mendes (União Brasil). Até o momento, os motivos para o pedido de exoneração não foram divulgados.
Charles Silveira assumiu o comando da FMS no dia 2 de janeiro de 2025 e, pouco mais de um mês depois, em fevereiro, já havia solicitado a exoneração do cargo. Na ocasião, o prefeito Sílvio Mendes nomeou para o posto o dentista Francisco Pádua, que já havia presidido a FMS em outras gestões, incluindo as administrações de Firmino Filho e do próprio Sílvio Mendes.
Apesar do primeiro pedido de saída, Charles Silveira voltou ao comando da Fundação Municipal de Saúde no dia 25 de fevereiro deste ano. Desde então, seguia à frente da pasta responsável por coordenar os serviços públicos de saúde da capital, mas decidiu agora apresentar um novo pedido de desligamento.
Com a nova solicitação de exoneração, ainda não foram divulgados também possíveis cotados do prefeito Sílvio Mendes para o comando da FMS.
Francisco Paduá assumirá interinamente
Em nota oficial, a FMS confirmou a saída de Charles Silveira. A pasta também afirmou que o dentista Francisco Pádua assumirá interinamente até a definição de um substituto.
Confira a nota na íntegra
O professor Charles Silveira solicitou sua exoneração do cargo de presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo ele, a decisão foi motivada por divergências na forma de administrar a FMS. Interinamente, assumirá a presidência o dentista Francisco Pádua.
Charles recebeu mensagens de agradecimento por parte da equipe da FMS, às quais retribuiu com gratidão. Em sua declaração, destacou que cada uma de suas ações à frente da Fundação foi dedicada ao bem-estar e à saúde da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ele também relembrou que, em janeiro de 2025, a rede municipal de saúde encontrava-se em situação colapsada. Desde então, a equipe empenhou-se diuturnamente para enfrentar os desafios. Foi elaborado um plano de ação com estratégias de curto, médio e longo prazo, priorizando os casos mais urgentes e formando uma equipe técnica voltada à reconstrução do sistema de saúde.
Entre as principais melhorias realizadas na FMS desde janeiro até junho de 2025, destacam-se:
Melhorias na gestão em saúde:
• Convocação de 1.305 concursados.
• Abertura de auditorias internas, com foco em contratos, insumos e pessoal da FMS.
• Aquisição emergencial de insumos, medicamentos e material médico-hospitalar, enquanto tramitavam processos regulares de contratação. Apesar dos esforços feitos, a equipe enfrentou desafios, entre eles a desistência de algumas empresas participantes e o descumprimento de prazos de entrega por fornecedores. Esses imprevistos ocasionaram impactos pontuais na entrega de determinados itens.
• Organização dos processos licitatórios com vistas a otimizar o tempo de tramitação dos mesmos e garantir o efetivo abastecimento da rede de saúde.
• Captação de recurso para retomar a obra do CAPS Leste II, para reformar a UBS do Boquinha e para reformar a sede da Gerência de Zoonoses.
• Licitação em andamento para construção do Centro de Parto Normal na Santa Maria da Codipi e para reforma e manutenção de hospitais.
• Realização de capacitações sobre temas diversos nos estabelecimentos de saúde.
• Cadastro de propostas no novo PAC do Ministério da Saúde, com o objetivo de conseguir recursos financeiros federais para construção da UBS Flamboyant, renovação da frota do SAMU, aquisição de unidade odontológica móvel, construção do CAPS III e construção de uma Policlínica para ser um local unificado que oferta consultas especializadas.
• Definição de novo fluxo para acelerar processos de licitação e contratos.
• Iniciada a implantação do Programa Mais Acesso a Especialistas e Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde.
• Realização de treinamentos e vistorias in loco que permitiram aumento do faturamento nos hospitais Satélite, Promorar, Parque Piauí, Dirceu e Monte Castelo.
• Redução de 60% dos casos de dengue em 2025 após intervenções realizadas pela equipe.
• Inserção de armadilha para recolher ovos do mosquito da dengue nas zonas norte e leste.
• Reativação do caminhão de apreensão de grandes animais nas vias públicas e a volta da carrocinha para recolher pequenos animais mortos e com calazar pela Gerência de Zoonoses.
• Reativação do caminhão que recolhe pneus descartados de forma irregular pela Gerência de Zoonoses.
Melhorias na Atenção Básica
• Habilitação de uma nova equipe do Consultório na Rua que ampliou atendimentos às pessoas em situação de rua.
• Reabertura de 11 salas de vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e agora todas estão em funcionamento.
• Instalação de câmaras frias em 8 unidades de saúde da zona rural para ampliar a oferta de vacinas.
• Aumento de cobertura vacinal, com taxas de vacina entre 79% e 92%.
• Retorno de 26 consultórios odontológicos em UBS para atendimento à população.
• Retorno de 5 dos 6 consultórios que atendem urgência odontológica em Teresina.
• Reabertura de 10 farmácias em UBS, que agora operam em tempo integral, nos turnos manhã e tarde.
• Reparos estruturais em várias UBS, com destaque para UBS São Pedro, UBS Nova Teresina, UBS Cacimba Velha, UBS Santa Clara, UBS Flamboyant, UBS Cerâmica Cil, UBS Vermelha e UBS Boquinha.
• Melhorias na UBS do Saci: ampliação do horário de coleta de exame para o turno da tarde, desinterdição dos consultórios odontológicos, instalação de painel eletrônico de chamada e reparos estruturais.
• Implantação do serviço de limpeza terminal, realização de capina regular e organização de escala periódica de dedetização nas UBS.
• Reorganização nas UBS, incluindo a redistribuição de profissionais e de materiais.
• Parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) para poda de árvores.
• Reaproveitamento de materiais para reparos em equipamentos e insumos.
• Manutenção de bebedouros e aparelhos de ar-condicionado nas unidades de saúde; serviço que continua sendo realizado.
• Limpeza de caixas d’água em todas as UBS da zona norte; serviço que está sendo realizado nas outras zonas.
Melhorias nos CAPS
• Retorno de grupos terapêuticos e reativação do grupo de trabalho e renda nos CAPS.
• Reorganização da rede ambulatorial de saúde mental, com aumento do número de vagas ofertadas.
• Implementação de ambulatório psicológico para atendimento às mulheres vítimas de violência.
• Retorno do matriciamento (saúde mental na Atenção Básica).
Melhorias na Atenção Especializada
• Realização de reparos estruturais nos hospitais, UPAs e maternidades.
• Renovação de parte do parque tecnológico de hospitais, maternidades e UPAs, viabilizada por convênio de estágio com faculdades particulares. Entre os equipamentos recebidos estão: bombas de infusão, aparelhos de eletrocardiograma, desfibrilador externo automático, bisturis elétricos, monitores multiparamétricos, eletroencefalógrafos, gasômetros, bombas de seringa, carros de emergência e autoclaves.
• Aumento do faturamento da Maternidade Wall Ferraz, que passou de R$ 200 mil para R$ 400 mil/mês.
• Criação de sala de medicação rápida para gestantes na maternidade do Promorar, substituindo as cadeiras de plástico em corredor.
• Implantação de sistema de controle de estoques na farmácia e no almoxarifado da UPA Promorar.
• Instalação de monitores cardíacos em 7 leitos da sala vermelha (antes, apenas 3 e incompletos) na UPA Promorar e de monitores multiparamétricos em pontos estratégicos.
• Reativação do programa do tabagismo e inserção de psicopedagogo pediátrico no Hospital do Parque Piauí.
• Aumento do serviço de raio-X, classificação de risco e serviço social funcionando 24h no Hospital do Parque Piauí.
• Aumento do número de atendimentos de especialistas infantis no ambulatório do Parque Piauí (passou de 588 para 1.857).
• Aumento do número de profissionais pediatras, técnicos de enfermagem e fisioterapia atendendo urgência 24h no Hospital do Parque Piauí.
• Implantação dos processos de trabalho nos setores assistenciais e reorganização nos setores administrativos de produção, financeiro e RH do Hospital do Parque Piauí.
• Implantação de sala de laboratório equipada com centrífuga e computador para cadastro dos resultados de exames no Hospital Ozeas Sampaio.
• Aumento do serviço de classificação de risco, que passa a funcionar 24h no Hospital Ozeas Sampaio.
• Reativação do serviço odontológico no Hospital Ozeas Sampaio.
• Aumento de 5 leitos pediátricos para internação no Hospital do Buenos Aires, totalizando 10 desse tipo.
• HUT é considerado o maior captador de órgãos do Piauí.
• HUT recebe nota máxima em segurança do paciente em seminário estadual.
• Retomada da obra de construção de 5 leitos de UTI no HUT.
• Implantação do sistema "bate mapa" nas cirurgias do HUT, que são reuniões realizadas no dia anterior às cirurgias agendadas para evitar cancelamentos.
• Inscrição do HUT no Projeto Lean nas Emergências – Fase II, do Hospital Sírio-Libanês.
• Recorde histórico de cirurgias no HUT: foram realizadas 1.543 cirurgias em um mês de 2025, o maior número desde a inauguração do hospital.
• Aquisição de equipamentos para automação e análises bioquímicas para o laboratório do HUT.
• Climatização do pronto atendimento do HUT, proporcionando mais conforto para pacientes e profissionais.
• Recebimento de certificação de excelência pelo atendimento do SAMU aos casos de AVC.
• Reativação do projeto Samuzinho no SAMU.
• Aquisição de equipamentos de proteção individual para equipe da motolância do SAMU.
• Aquisição de monitores para as unidades de suporte avançado do SAMU.
• Contratação de farmacêutico para a farmácia do SAMU.
• Reorganização do fluxo de manutenção dos veículos do SAMU.
• Reativação de diversos exames, como raio-X, eletro e gasômetro, com reparos em equipamentos quebrados na UPA Satélite.
• Inserção de novos serviços no ambulatório, como atendimento infantil por psicóloga e consultas com cardiologista no Hospital do Satélite.
• Reativação da sala de estabilização para pacientes graves, que estava desativada há muito tempo, tanto no hospital quanto na maternidade do Satélite.
• Criação de sala climatizada de medicação exclusiva para gestantes, que antes eram atendidas no corredor da maternidade do Satélite.
• Inserção de sinalização interna, incluindo demarcações no piso e portas da UPA Satélite.
• Reativação de dois consultórios médicos na UPA Satélite.
• Aumento de exames de tomografia, com crescimento de cerca de 30 exames mensais para 500 no Hospital do Dirceu.
• Aumento no faturamento do Hospital do Dirceu, que passou de R$ 80 mil para R$ 300 mil.
• Reabertura da sala de medicação e da sala de observação adulto, com a inclusão de 4 poltronas no Hospital Mariano Castelo Branco.
• Reativação de 3 consultórios médicos, pois antes os médicos dividiam consultório único, situação que aumentava o tempo de espera no Hospital Mariano Castelo Branco.
• Melhoria no tempo de entrega dos exames de imagem (de 10 dias para 4 dias) no Hospital da Primavera.
• Retomada de serviços de cozinha e produção, proporcionando maior satisfação a usuários e profissionais no Hospital do Monte Castelo.
• Reorganização dos fluxos de trabalho e readequação do Núcleo Interno de Regulação, Serviço Social e Ambulatório conforme normas no Hospital do Monte Castelo.
• Implantação dos núcleos de segurança do paciente, comissão de controle de infecção hospitalar, núcleo hospitalar de epidemiologia no Hospital do Monte Castelo.
• Melhoria nos processos de solicitação e acompanhamento de ordens de serviço, com maior agilidade na identificação e correção de falhas estruturais e operacionais na UPA Renascença.
• Reorganização do processo de realização de exames laboratoriais, internos e externos, garantindo mais eficiência e qualidade diagnóstica na UPA Renascença.
• Implantação de controle sistematizado via QR Code para organização das demandas de manutenção na UPA Renascença.
• Estabelecimento de rotina preventiva para minimizar falhas em equipamentos e infraestrutura, com relatórios regulares de manutenção na UPA Renascença.
• Expansão do atendimento médico com novo consultório para reduzir o tempo de espera e ampliar a capacidade assistencial na UPA Renascença.
• Aumento da capacidade instalada de 5 para 15 leitos no setor de ortopedia na UPA Renascença.
• Implantação do serviço de fisioterapia neurofuncional para pacientes com paralisia cerebral e sequelas de AVC no Centro de Saúde Lineu Araújo.
• Inserção de profissional de fonoaudiologia infantil para atender crianças neurodivergentes no Centro de Saúde Lineu Araújo.
• Ampliação do serviço de avaliação e curativos dos pés diabéticos (antes funcionava apenas à tarde e agora nos turnos manhã e tarde) no Centro de Saúde Lineu Araújo.
• Contratação de mais um neuropediatra para atendimento às crianças neurodivergentes no Centro de Saúde Lineu Araújo.
• Aumento da quantidade de médicos para atendimento de pessoas que necessitam de passes livres de ônibus no Centro de Saúde Lineu Araújo.
• Aumento do número de inserções de DIU (de 20 para 60 por semana) com o objetivo de zerar a fila de 400 mulheres no Centro de Saúde Lineu Araújo.
• Expansão na oferta de exames de mamografia no Centro de Saúde Lineu Araújo; antes eram 17 exames por dia e agora são 34.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1