Ambientalista denuncia Águas de Teresina por despejar chorume vindo do Pará no Rio Parnaíba

Dionísio destaca que solicitou exames feitos na empresa Biotec que detectou na água coliformes fecais e excesso de cobre e nitrogênio amoniacal

Na manhã desta terça-feira (30/11), um caminhão foi flagrado despejando chorume oriundo do Pará, na Estação de Tratamento no bairro Pirajá, na Zona Norte de Teresina (PI).

Segundo denúncia feita pelo ambientalista Dionísio Carvalho, à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente ( DPMA), a empresa Águas de Teresina estaria jogando chorume no Rio Parnaíba, e afirmou que o local não teria condições de fazer o tratamento desse material que possui níveis altíssimos de nitrogênio, de demanda bioquímica de oxigênio, de cobre, não compatível com a quantidade adequada.

A post shared by Dionísio Carvalho (@dionisiopiaui)

O ambientalista ressalta que chegou a filmar o líquido tóxico sendo despejado diretamente em uma lagoa em contato com rio. Dionísio destaca que solicitou exames feitos na empresa Biotec que detectou na água coliformes fecais e excesso de cobre e nitrogênio amoniacal. Os metais pesados encontrados nos exames podem ser perigosos para a vida no rio.

"A empresa Águas de Teresina está recebendo o chorume do Pará e dizendo que está tratando o material perigoso. Mas por que o aterro sanitário de Marituba no Pará não trata esse líquido perigoso no próprio Estado? Por que  empurraram o problema para Teresina?", indagou.

Foto: Dionísio CarvalhoAmbientalista denuncia despejo de chorume vindo do Pará em estação de tratamento de Teresina
Ambientalista denuncia despejo de chorume vindo do Pará em estação de tratamento de Teresina

Por meio de nota, a empresa Águas de Teresina informou que vem atuando dentro das normas legais e contratuais vigentes.

"A Águas de Teresina esclarece que atua dentro das normas legais e contratuais vigentes e que todos os sistemas operacionais se encontram legalizados e devidamente licenciados", diz trecho da nota.

Leia a nota da Águas de Teresina na íntegra

"Nota explicativa

A Águas de Teresina esclarece que atua dentro das normas legais e contratuais vigentes e que todos os sistemas operacionais se encontram legalizados e devidamente licenciados. Nosso sistema tem capacidade de tratar o material sem prejudicar o meio ambiente.

A empresa reforça que está à disposição de todo e qualquer órgão fiscalizador para prestar as informações necessárias.

Por fim, a Águas de Teresina reforça seu compromisso em proporcionar saúde e qualidade de vida aos moradores da cidade".

Chorume do Pará no Rio Parnaíba do Piauí? Entenda!

O chorume é um tipo de resíduo resultante da decomposição orgânica do lixo em aterros sanitários. É um liquido de aspecto escuro e cheiro forte, possui grande concentração de substâncias tóxicas e metais pesados.

Inicialmente o chorume era levado para as estações de tratamento de esgoto, porém as redes de tratamento de esgoto apenas diluía o chorume na água, pois não possuíam recursos e tecnologia necessários para o tratamento eficaz.

Foto: Dionísio CarvalhoDespejo de chorume em estação de tratamento de Teresina
Despejo de chorume em estação de tratamento de Teresina

O chorume deve ter tratamento prioritário no aterro, porque uma vez que este material entra em contato com o lençol freático, não há mais como reparar a contaminação e milhões de litros de água serão perdidos.

Fonte: JTNEWS

Comentários