Alunos do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal retornam às aulas por videoconferência

Plataforma digital de videoconferência foi disponibilizada por meio de uma parceria entre a ATI e a Piauí Conectado, após solicitação da direção da ACADEPEN ao diretor geral Antônio Torres (ATI)

A Academia de Formação Penitenciária do Piauí (ACADEPEN/PI), responsável pela capacitação de alunos que ingressam na Polícia Penal, conseguiu garantir a continuidade do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal (CFI/2020) a 74 alunos por meio de aulas on-line na plataforma Cisco Webex. A tecnologia foi disponibilizada pela Piauí Conectado em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI).

Foto: Reprodução/videoconferênciaJacinto Teles organizador da Sala de aula virtual
Jacinto Teles organizador da sala de aula virtual

O curso iniciou dia 02 de março, com aulas presenciais na sede da ACADEPEN/PI, mas foi interrompido quando o Governo do Piauí decretou Estado de Calamidade Pública, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que aflige todo o planeta. A orientação do governador Wellington Dias foi de isolamento social e regime de teletrabalho a todos os órgãos e secretarias estaduais.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsProf. Júlio Castro proferiu aula inaugural do CFI/2020 à Polícia Penal - que compatibiliza prática à sensibilidade de vivência humanística
Prof. Júlio Castro proferiu aula inaugural do CFI/2020 à Polícia Penal, obviamente antes das aulas virtuais

Na abertura do curso a aula inaugural ficou a cargo do especialista na área de segurança pública, Júlio Castro [que antes de ser delegado de Polícia Civil no Piauí, foi Agente do Sistema Penitenciário Federal], coordenou centenas de escoltas de alta risco nas penitenciárias federais, além de ser provavelmente o único 'Snipe' da Polícia Civil do Estado, formado no ano passado em Curso realizado pela Polícia Civil de Brasília para diversos policiais brasileiros.

Foto: DivulgaçãoAlunos do CFI/2020 em frente à ACADEPN/PI antes do isolamento social em razão do COVID-19
Alunos do CFI/2020 em frente à ACADEPEN/PI antes do isolamento social em razão do COVID-19

Mas, o que mais o policial Júlio Castro passou aos alunos do CFI/2020 na ACADEPEN/PI, por meio do encontro inaugural, foi de como ser um profisional de segurança pública sendo acima de tudo um servidor comprometido com a defesa da vida, desempenhando sua missão com dedicação e lembrando sempre que o melhor de seu trabalho depende, sobretudo, da disposição de cada profissional.

Foto: Reprodução/videoconferênciaAlunos da ACADEPEN/PI participam de aulas por videoconferência com importante nível de aproveitamento
Alunos da ACADEPEN/PI participam de aulas por videoconferência com importante nível de aproveitamento

De acordo com o diretor da ACADEPEN/PI, Jacinto Teles, que também é professor no CFI/2020, a suspensão das aulas causou ansiedade nos alunos, que estavam fazendo o Curso na iminência de tão logo tornarem-se profissionais da segurança pública. A alternativa foi encontrada pela Academia, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a ATI/PI com a utilização da plataforma Cisco Webex, ofertada em parceria com a Piauí Conectado, que, com o apoio técnico do especialista Leonardo, o sucesso está sendo alcançado.

Foto: Reprodução/videoconferênciaDiego Mantovaneli trouxe importantes reflexões na área Estratégica Administrativa
Diego Mantovaneli trouxe importantes reflexões na área Estratégica Administrativa

A disciplina de Direito Administrativo e Legislação Aplicada ministrada por videoconferência aos alunos do CFI/2020 que encerrou nessa quarta-feira, teve a participação especial do prof. Diego Mantovaneli, diretamente de Brasília, Diego, que  é Chefe da Assessoria de Assuntos Estratégicos do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), proferiu palestra na plataforma digital da sala de aula da ACADEPEN/PI, cujo tema abordado foi Gestão do Futuro: Ferramentas do Agora para Construir o Amanhã. Diego Mantovaneli foi um dos professores na Especialização em Gestão Prisional do Piauí, que foi realizada na ACADEPEN/PI pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsNas aulas presenciais alunos vinham apresentado trabalhos na área de Execução Penal e de Direitos Humanos
Nas aulas presenciais alunos vinham apresentando trabalhos importantes na área de Execução Penal e de Direitos Humanos

"Nesse momento de isolamento social, a tecnologia tem nos sido bastante útil dentro do sistema prisional. Além disso, retomamos, no início da semana, o nosso curso de formação para 74 novos Policiais Penais, o que vai possibilitar manter em quase cem por cento o cronograma estabelecido no início do curso", disse o Secretário de Justiça, Carlos Edilson.

Foto: ascom/sejusCarlos Edilson, secretário da Justiça, fala sobre avanços no formação dos Policiais Penais
Carlos Edilson, secretário da Justiça, fala sobre avanços na formação inicial dos alunos  à Polícia Penal

“A Piauí Conectado nos deu todas as instruções e conseguimos retomar o curso, para alegria geral dos alunos. Fizemos uma conferência teste e, em seguida, iniciamos oficialmente as disciplinas, agora especificamente de Direito Administrativo e Legislação Aplicada, que eu ministro. Os alunos participam, interagem, é como se estivessem na aula presencial e dá tudo certo; veio em boa hora. São nas dificuldades que os desafios aparecem e as soluções surgem, e essa foi uma solução muito boa”, frisa o diretor.

Alunos do Curso de Formação Inicial registram alívio em reinício das aulas

O JTNEWS ouviu 03 alunos acerca do andamento do curso e sua continuidade agora por Videoconferência, são eles Talita Kamache, Danilo Ferro e Sandra Timóteo, todos disseram estarem satisfeitos com as aulas já ministradas.

"Desejo mostrar a minha satisfação com o andamento do Curso de Formação de Políciais Penais do Piauí! Estamos empolgados para cumprir essa grade curricular inovadora e diferenciada. A disciplina de execução penal superou as nossas expectativas no sentido de garantir um debate engrandecedor acerca da execução da pena privativa de liberdade e a importância do Policial Penal nessa atividade. Se por um lado ficamos apreensivos com a suspensão do curso em razão da pandemia, por outro nos trouxe alívio o retorno das aulas por meio de videoconferência" observou a aluna Talita.

Foto: Reprodução/videoconferênciaAlunos do CFI/2020 em sala de aula virtual da ACADEPEN/PI
Alunos do CFI/2020 em sala de aula virtual da ACADEPEN/PI

Nas palavras de Danilo Ferro "Com a plataforma digital temos uma experiência muito próxima da sala de aula presencial, os conteúdos teóricos são ministrados de forma eficiente, atingindo, assim, o objetivo ao repassar o conhecimento policial. Agradeço muito a Deus, à ACADEPEN/PI e à SEJUS/PI em proporcionar alternativas eficazes para o bom andamento do 1⁰ Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí, mesmo diante dessa pandemia", declarou o aluno.

 "Gostaria de parabenizar à ACADEPEN pela iniciativa de efetivar a continuação do Curso de Formação Inicial à Carreira de Policial Penal do Piauí através do sistema de videoconferência, pela plataforma Cisco Webex Meetings (piauiconectado.webex.com) como medida alternativa de não paralisar o curso que teve seu início antes desse atual quadro de enfrentamento da Covid-19. 
Ressalto que as aulas por videoconferência têm sido bastante produtivas, dinâmicas, interativas entre aula x professor, já que ocorrem em tempo real, inclusive tivemos a oportunidade de contar com a participação de outros órgãos, como o Depen, representado na pessoa do Agente Federal de Execução Penal, Diego Mantovaneli, o que enriquece ainda mais o conteúdo das aulas", declarou a aluna Sandra.

A plataforma Cisco Webex pode ser acessada de qualquer dispositivo digital seja celular, tablet ou computador, com excelência na qualidade de áudio e vídeo e seguridade de dados. O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, explica que a iniciativa faz parte do conjunto de ações em parceria com o Governo para auxiliar na continuidade dos serviços e operações dos órgãos estaduais, enquanto os colaboradores estão em regime de teletrabalho.

“Ficamos felizes em ver a eficácia dos serviços que estão sendo prestados e realizados por meio da Cisco Webex, porque quando disponibilizamos o acesso, nossa preocupação era em ajudar a manter o máximo de atividades possíveis sem grandes interferências. A continuidade do curso da Acadepen está acontecendo de forma muito positiva, são 74 alunos assistindo aula on-line ao mesmo tempo por videoconferência de qualidade, como foi atestada, e da mesma forma acontece em todas as secretarias que utilizam a plataforma”, afirma ele.

Piauí Conectado: uma empresa voltada ao desenvolvimento digital

A Piauí Conectado faz parte do grupo Globaltask Gestão e Tecnologia, uma empresa de Cuiabá/MT voltada para o desenvolvimento, implantação e suporte profissional digital, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) com o projeto Piauí Conectado.

O objetivo é colaborar para o desenvolvimento do Estado ao modernizar o sistema de comunicação digital da região, por meio da implantação de uma rede de fibra óptica com 5.000 Km de extensão que vai instalar 1500 pontos de internet nos 98 municípios mais populosos do Piauí, atendendo mais de 85% da população.

Fonte: JTNEWS, com informações de Piauí Conectado

Comentários