Alô Saúde Teresina atende mais de mil ligações no primeiro dia de funcionamento
O serviço, disponível através do número 0800 291 0084, foi criado pela Prefeitura para orientar pessoas com sintomas leves da Covid-19 ou com outros problemas básicos de saúdeNo seu primeiro dia de atendimento, na última segunda-feira (20), o programa Alô Saúde Teresina prestou mais de mil atendimentos por telefone. O serviço, disponível através do número 0800 291 0084, foi criado pela Prefeitura para orientar pessoas com sintomas leves da Covid-19 ou com outros problemas básicos de saúde.

Foram 1.121 ligações realizadas em apenas um dia de serviço, com tempo médio de cinco minutos. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o maior número de ligações (68,60%) foi para atendimento de sintomas de síndrome gripal. “Outras condições de saúde atendidas foram na área de clínica geral, hipertensão arterial, diabetes, tuberculose, além de atendimento a gestantes e crianças”, informa Karoline Alencar, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS.
O objetivo do Alô Saúde Teresina é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao vírus. “Estamos utilizando a tecnologia para beneficiar a população. Assim, os pacientes poderão ter contato com um grupo de médicos, sem precisar sair de casa”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel Moura. O teleatendimento funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.
Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center “Covid-19” ou “Saúde da Família”. Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a Covid-19 e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é preenchido o prontuário de atendimento.
“Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico e se prossegue com o atendimento. É possível, inclusive, fazer vídeoconferência para que a equipe médica possa ver o usuário. Todos os procedimentos feitos são atualizados no prontuário do paciente”, ressalta o diretor técnico da Prodater, Câncio Junior.
A equipe de atendimento é formada por 22 profissionais da Atenção Básica, distribuídos em escalas de serviço. “Contamos com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19. Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento e estão aptos a atenderem os teresinenses”, afirma o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.
Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina
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