Algo estranho ocorre nos assaltos a bancos no PI e a Polícia mostra-se impotente frente à bandidagem

A investigação deve considerar a possível participação de "policias" obviamente pseudo policiais, pois quem contribui para o crime, é, indiscutivelmente bandido travestido de policial

O JTNEWS observa como bastante importante o resultado de ações policiais originárias das Polícias Civil e Militar na perspectiva de combater os constantes roubos com arrombamentos aos bancos do Piauí, em especial na região metropolitana de Teresina, os quais têm deixado a população apavorada.

Foto: Malu Costa/JT NewsJacinto Teles, Editor do JT News
Jacinto Teles é Editor do JTNEWS e obviamente responsável por este texto

 Mas tais ações não parecem ser nem de perto suficientes para esclarecer os diversos crimes de roubo a banco que estão ocorrendo rotineiramente na capital piauiense, pois as polícias, no passado desenvolveram ações eficazes, que, inclusive chegaram a desmobilizar por um tempo razoável esse tipo de crime no Piauí, em especial em Teresina.

Mas na atual contemporaneidade, tudo leva a crer que as polícias perderam o controle no combate a esse tipo de ilícito, seja a Polícia Civil ou a Militar, não obstante o trabalho árduo de seus integrantes, o que fica na mente do cidadão comum é a impressão de que as forças de segurança pública estão impotentes frente à "inteligência" e a ousadia da bandidagem. O pior é que não é apenas uma impressão é algo bastante real.

Outro ponto intrigante é a facilidade estratégica desses bandidos na maioria desses crimes. A investigação deve ocorrer também em relação a possível participação de "policiais" obviamente pseudo policiais, pois na realidade, quem quer que seja [que sendo policial]contribua para o crime, é, indiscutivelmente bandido travestido de policial [seja ele da Militar, da Civil, da Penal ou da Federal], e lamentavelmente isso é doloroso para a sociedade e principalmente para a maioria dos policiais que labutam com dignidade e altivez, mas é fato! E fácil de identificar, evidentemente para quem detém as condições de investigação, seja no âmbito da Polícia Civil seja no da Polícia Militar.

É fundamental enfatizar que os policias têm todo o direito de contar com melhores condições de trabalho visando a desempenhar com melhor eficácia a digna e difícil missão de defender a sociedade dos criminosos, estes que a cada dia estão mais e melhor aperfeiçoados em seus métodos e condições estruturais de atuação, aliás em condições até melhor do que o próprio policial, que muitas vezes desempenha papel de verdadeiro herói considerando as condições de que dispõe.

A linha de investigação tem que trilhar também por tais caminhos, sem esquecer que existem seguranças de banco que não raro são identificados como delinquentes nessa modalidade de crime, longe de ser uma acusação genérica, mas uma realidade que é desempenhada  por uma minoria de seus integrantes, porém essa 'afirmativa'  ou 'premissa' é tão verdadeira quanto a primeira.

Se a Polícia investigar na forma que lhe é peculiar, infelizmente vai confirmar essa lamentável e triste realidade. Essa é uma atitude que se faz necessária e urgente.

 Ao começar suas investigações [antes de conclui-las] é recomendável que façam uma rápida pesquisa entre os processos da Justiça Militar (Auditoria), sobretudo das denúncias promovidas pelo representante do Ministério Público, o promotor de Justiça, Assuero Stevenson Pereira Oliveira, são públicos vejam...

Foto: MPPI/DivulgaçãoAssuero Stevenson
Assuero Stevenson é promotor de Justiça e atua na Justiça Militar do Piauí

O certo é que a população começa a se sentir desprotegida quando adentra ao interior de um banco, mesmo sabendo que os delinquentes estão agindo geralmente durante a madrugada.

A investigação com inteligência preventiva tem que ocorrer urgentemente, sob pena de ser tarde. E não esqueçam senhores quem organiza o planejamento de tais crimes podem estar ao lado dos dignos e bons policiais, CUIDADO!

Fonte: JTNEWS

Comentários