ALERTA GERAL: em menos de 72 h mais um Policial Penal é alvejado à bala pelo "crime" no Pará

Policiais Penais exigem posição do Governo do Estado acerca de reivindicações da categoria; governador Helder Barbalho mantém silêncio sepulcral acerca do caos no Sistema Prisional

Mais um policial penal é vítima de atentado à bala em Belém do Pará, o fato ocorreu agora há pouco por volta das 21:40 h da noite deste domingo (17/1), desta vez foi o policial Alexandre das Neves dos Santos, 34 anos de idade, lotado no Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (COPE) do Pará.

Foto: Arquivo pessoalPolicial penal Alexandre Santos do COPE é alvejado à bala em Belém
Policial penal Alexandre Santos do COPE é alvejado à bala em Belém

O policial penal foi levado às pressas para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Guamá, onde está sendo submetido a procedimento cirúrgico. Seu estado de saúde inspira cuidados especiais, mas o policial chegou consciente e falando, segundo informações passadas ao JTNEWS agora às 23:00 horas desta noite de domingo, por colegas que estão em Belém.

Em aproximadamente 72 horas da morte do policial penal, Paulo Alves da Rocha, mais um policial penal é alvejado por delinquentes que, conforme evidências, tem tudo para ser em consequência de ordem de facção criminosa que atua em presídios do Pará.

No dia 20 de agosto de 2020 o policial penal Alexandre Santos havia perdido sua esposa Tâmara Tayane de Sousa Silva, segundo informações passadas ao JTNEWS, ela (Tayane) acometeu-se de pneumonia na Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel onde trabalhava, e em seguida contraiu o novo coronavírus e veio a óbito em razão da complicação da COVID-19, o casal tem filhos, e, neste momento de grande desafioi só resta-nos rogar a Deus, Senhor do Céu e da Terra que canceda-lhe paz e segurança e o retorno do seu pai ao convívio familiar.

Policial pede apoio para fazer mudança imediata após descocbrir que seria morto

Outro policial penal pediu socorro às forças de seguraça e mudou-se hoje de endereço para não ser morto, pois descobriu que estava com hora marcada para morrer, possivelmente ainda na noite deste domingo. O policial penal passou áudios para amigos em grupo de WhatSapp pedindo apoio para se mudar imediatamente, cuja mudança já ocorrera para local não identificado obviamente. 

Foto: DivulgaçãoForças de segurança deram apoio para a mudança imediata de mais um policial penal marcado para morrer
Forças de segurança deram apoio para a mudança imediata de mais um policial penal marcado para morrer no Pará

Policiais Penais do Estado, por meio do Sindicato da categoria [SINPOLPEN-PA], estarão na tarde desta segunda-feira no Palácio do Governo para participar de reunião já agendada com representantes do Governo do Estado para às 16:00 horas, em razão da manifestação da cateforia ocorrida na última sexta-feira.

A categoria está sendo chamada à comparecer ao Palácio governamental para tomar conhecimento dos encaminhamentos que o Sindiocato dos Policiais Penais já encaminhou ao governador Jader Barbalho, bem como ao secretário de Administração Penitenciária do Estado, Jarbas Vasconcelos do Carmo.

Foto: ReproduçãoCategoria protesta contra insegurança em Belém (PA)
Categoria protesta contra insegurança 

A pauta que já foi entregue reiteradas vezes cobra a redução da jornada de trabalho de 24 horas de trabalho por 48 de descanso  para 24 de trabalho por 72 horas de descanso como ocorre em todos os estados da Federaçao e no Sistema Penitenciário Federal; além de outras reivindicações importantes como o aumento do risco de vida para 100 %, auxílio fardamento, e, principalmente coletes à prova de bala e cessação do assédio moral implantado hoje de forma cruel contra os membros do Sindicato [tão somente por reivindicar seus direitos na forma constitucional], e ainda um plano de segurança profissional, que passe necessariamente por ações eficazes e urgentes em defesa da proteção dos Policiais Penais e seus familiares.

Fonte: JTNEWS

Comentários