Alepi aprova emenda que cria o Conselho de Governança Fiscal
De acordo com a Emenda, o Conselho, que tem como objetivo precípuo zelar pelo equilíbrio fiscal do EstadoA mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) promulgou a Emenda Constitucional que institui o Conselho de Governança Fiscal do Estado. A instância vai reunir os órgãos responsáveis pela execução do orçamento público estadual para que elas possam discutir e alinhar informações que garantam uma boa gestão fiscal.

A emenda acrescenta o artigo 38 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado. De acordo com a Emenda, o Conselho, que tem como objetivo precípuo zelar pelo equilíbrio fiscal do Estado.
Será composto pelo governador do Estado; Presidente da Assembleia Legislativa; Presidente do Tribunal de Justiça; Procurador-Geral de Justiça; Presidente do Tribunal de Contas do Estado e Defensor Público-Geral. Entre suas atribuições, o Conselho deve promover a harmonização e coordenação de ações entre os Poderes e Órgãos representados por seus integrantes, no que se refere à Gestão Fiscal, além de estabelecer diretrizes de distribuição equânime de esforços e medidas de eficiência fiscal e acompanhar e avaliar os resultados do Novo Regime Fiscal.

“O Conselho é de grande importância e vai promover práticas que resultem em maior eficiência na alocação e execução do gasto público, na arrecadação de receitas, no controle do endividamento e na transparência da gestão fiscal”, afirma o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.
O Conselho de Governança Fiscal do Estado se reunirá, no mínimo, três vezes ao ano, preferencialmente nos meses de fevereiro, junho e outubro, após a emissão dos Relatórios de Gestão Fiscal previstos no art. 54 da Lei Complementar Federal nº101, de 4 de maio de 2000.
Nas atividades de acompanhamento e avaliação dos resultados da gestão fiscal, o Conselho de Governança Fiscal terá o assessoramento técnico dos responsáveis pelos órgãos que compõem o sistema de controle interno e de contabilidade de cada Poder e Órgão.
Fonte: ALEPI
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública GRAVE: mais um policial penal é executado no Pará; até o momento o governador Helder Barbalho continua silente
-
Segurança Pública Homem é baleado ao tentar comprar drogas em boca de fumo, na zona sul de Teresina (PI)
-
Saúde Em Picos, pacientes cobram retomada do serviço de fisioterapia no SUS
-
Saúde Teresina (PI) receberá pacientes de Manaus (AM) ainda na manhã desta sexta-feira (15/01)
-
Geral Motorista perde controle do veículo e colide com poste na Zona Leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública GRAVE: mais um policial penal é executado no Pará; até o momento o governador Helder Barbalho continua silente
-
Segurança Pública Acidente deixa duas pessoas feridas na Ponte da Primavera, em Teresina (PI)
-
Geral Policial Civil Diesy Less Semeão morre aos 47 anos, vítima da COVID-19, em Teresina
-
Saúde Confira os bairros de Teresina (PI) com maior número de casos da COVID-19