AGEPPEN-BRASIL defende que Agentes Penitenciários Administrativos do RS sejam integrados à Polícia Penal
O ingresso do agente penitenciário administrativo (APA) na Polícia Penal irá proporcionar melhores mecanismos de enfrentamento e controle contra o crime organizadoA Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL) defende que os Agentes Penitenciários Administrativos (APA) do Rio Grande do Sul sejam integrados à Polícia Penal, por exercerem a maioria das funções do policial penal, inclusive tendo as mesmas condições de formação para ingresso na carreira.

"Os Agentes Penitenciários Administrativos do Rio Grande do Sul são inevitavelmente policiais penais nessa atual conjuntura da inovação constitucional, advinda por meio da Emenda Constitucional 104/2019, haja vista que, conforme demonstração já comprovada, as funções dos agentes administrativos se confundem com as dos policiais penais, até na formação", afirmou o presidente da AGEPPEN-BRASIL, o policial penal Jacinto Teles.
Segundo Jacinto Teles, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul deve enviar à Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda Constitucional de regulamentação da Polícia Penal e consequentemente a inserção dos APA's na estrutura organizacional da Polícia Penal.

Em entrevista ao JTNEWS, Cristiano Marasco, da Associação dos Agentes Penitenciários Administrativos do Rio Grande do Sul (ASPERGS), disse que o ingresso do APA na Polícia Penal irá proporcionar melhores mecanismos de enfrentamento e controle contra o crime organizado, qualificando a segurança pública e tornando-a mais eficaz e eficiente, uma vez que esse cargo já realiza funções essenciais de segurança no sistema prisional gaúcho, em atividades independentes ou compartilhadas com os policiais penais.
"A transformação dos atuais APA"s em policiais penais visando a compor a nova força de segurança pública constitucional, além de ser justa, legal, é fundamental. Além disso não causará impacto financeiro ao estado, porque proporciona a utilização desses atuais servidores sem a necessidade de realização de novo concurso público. Ganhará a sociedade com uma polícia penal forte e qualificada, sobretudo no combate com maior vigor contra as facções criminosas", declarou Cristiano Marasco.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Caçada a assassino de delegado entra no segundo dia em área de matagal em Timon (MA)
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Geral Moradores da zona leste de Teresina ficarão sem água neste domingo (13)
-
Segurança Pública Adolescentes são apreendidos com drogas e celulares próximo a Major César em Altos
-
Segurança Pública PF cumpre mandados contra suspeitos de lavar dinheiro para o tráfico de drogas no Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)
-
Esportes De Jaicós para o Fluminense: a trajetória de Hércules, o volante piauiense que conquistou o Brasil