Advogada Edilene Lôbo é a primeira mulher negra a assumir cargo de ministra no TSE
Durante seu discurso, a ministra chamou atenção para as desigualdades raciais e de gênero.Na última quinta-feira (28/09), a primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, participou da sua primeira sessão na Corte. A magistrada foi empossada no mês de agosto, como substituta do ministro titular André Ramos Tavares.

Na ocasião, a ministra deu ênfase para a baixa quantidade de mulheres negras que atuam na magistratura.
“Nós, negras, somos apenas 5% da magistratura nacional. Há apenas uma senadora autodeclarada negra, portanto menos de 1% do Senado. São 30 as deputadas federais, o que corresponde a cerca de 6% da Câmara. As mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas 65% das empregadas domésticas no Brasil são negras”, destacou.
Ainda durante a sua palavra, a ministra Edilene Lôbo destacou o legado da ancestralidade e que o seu cargo representa muito além do que se imagina.
“Esse lugar onde estou não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, disse.
Além da luta contra a desigualdade de gênero, também foi citado como um desafio, o combate aos malefícios da revolução digital.
“A desinformação, as temidas fake news, e as criminosas milícias digitais, atentando contra a democracia. É nossa tarefa, como nos orienta e nos conduz o Ministro-presidente Alexandre de Moraes, trabalhar e ministrar a justiça de forma a entendermos a prática da desinformação como matéria prima que sustenta o modus operandi dos discursos de ódio”, citou.
Por fim, a ministra elogiou a criação da regra de gênero para o preenchimento de vagas na segunda instância do Judiciário brasileiro. O ato estabelece a alternância de uma lista exclusiva de mulheres e outra tradicional mista, conforme a abertura de vagas para juízes de carreira por critério de merecimento.
“Essa é uma política afirmativa extremamente relevante para viabilizar a justa promoção de mulheres na magistratura na composição das Cortes”, afirmou.
Fonte: JTNEWS com informações do TSE
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Atacante do Piauí morre aos 20 anos após acidente de moto na cidade de Altos (PI)
-
Política PF pediu a prisão do desembargador José James Gomes Pereira por suposta venda de sentenças
-
Esportes Piauiense termina em 5º lugar no Mundial de Paraciclismo
-
Segurança Pública Caminhoneiro fica ferido após perder o controle do veículo na BR-343 em Buriti dos Lopes (PI)
-
Segurança Pública Corpo de adolescente é encontrado no Rio Parnaíba em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Polícia Federal investiga quadrilha acusada de causar rombo de R$ 19 milhões na Caixa Econômica no Piauí
-
Bem Estar O mês do laço cor-de-rosa: Cuidar de si também é um ato de amor
-
Segurança Pública Saiba quem são os alvos da operação que prendeu sobrinha do ex-prefeito Dr. Pessoa
-
Segurança Pública Dono de supermercado preso pelo DRACO com carga roubada em Cocal dos Alves (PI) é solto
-
Geral Prefeitura de Picos firma contrato de R$ 6,2 milhões com empresa de Teresina para cursos e capacitações