Acordo com BNB visa a expandir a produção rural cooperativista

O acordo tem por objeto a realização de ações integradas a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento aos produtores rurais cooperados

Foi assinado nessa segunda-feira (09), em Fortaleza, acordo entre o Banco do Nordeste  e os presidentes de cooperativa do Nordeste para fomentar a produção rural.

Foto: Ascom/SESCOOP/PIA cerimônia ocorreu na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, e contou com a presença dos presidentes das OCB estaduais
A cerimônia ocorreu na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, e contou com a presença dos presidentes das OCB estaduais

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-PI, Leonardo Eulálio, participou nessa segunda-feira,(09), em Fortaleza (CE) para assinatura do termo de cooperação entre o Banco do Nordeste e o Sistema OCB. O termo abrange os nove Estados nordestinos.
O acordo tem por objeto a realização de ações integradas a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento aos produtores rurais cooperados, por meio do apoio financeiro às cooperativas de produção agropecuária, que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal.
Para Leonardo Eulálio, a realização e assinatura deste termo de cooperação é o resultado de muito esforço e uma nova oportunidade de desenvolvimento do cooperativismo no Nordeste. “É de extrema relevância assinarmos este acordo. O cooperativismo é um empreendimento coletivo que avança anualmente e pode, a partir das iniciativas corretas, colocar a região Nordeste em outro patamar de desenvolvimento”, afirmou o presidente.

Foto: Ascom/SESCOOP/PIA cerimônia ocorreu na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, e contou com a presença dos presidentes das OCB estaduais
A cerimônia ocorreu na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, e contou com a presença dos presidentes das OCB estaduais

A cerimônia ocorreu na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, e contou com a presença dos presidentes das OCB estaduais, além da presença de representação nacional do Sistema OCB. No dia 2 de março, representantes do Banco e das unidades Nacional e estaduais da OCB no Nordeste, se reuniram para tratar dos termos do acordo de cooperação, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina,  tem incentivado o desenvolvimento do cooperativismo nessa região, desde o início de sua gestão. Para ela, a atuação de pequenos produtores de forma cooperativa é a melhor maneira de viabilizar os empreendimentos rurais e, assim, transformar a realidade das famílias ligadas à atividade produtiva.

Linhas de financiamento

As linhas de financiamento inseridas no acordo são o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural do Nordeste (FNE Rural), Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (FNE Aquipesca), Programa de Financiamento à Inovação (FNE Inovação), FNE Sol, Programa de Financiamento à Agropecuária Irrigada (FNE Irrigação), Créditos de Custeio e Créditos para Comercialização, todas com recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.
Nas modalidades FNE Rural, FNE Aquipesca, FNE Inovação, são financiáveis todos os bens e serviços necessários à viabilização dos projetos, inclusive os destinados à produção de insumos, beneficiamento, preparação, comercialização, armazenamento da produção, processos, métodos organizacionais e métodos de marketing aplicados nos empreendimentos, exceto os itens restritos pela fonte FNE.
No âmbito do FNE Irrigação, são financiáveis  bens de serviços necessários à viabilização dos projetos de irrigação e drenagem. Já no caso do FNE Sol, o acordo prevê financiamento de aquisição de sistemas para micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis, para consumo próprio do empreendimento ou destinados à locação, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Créditos de custeio abrangem, por exemplo, lavouras periódicas, manutenção e colheita de lavouras permanentes e gastos com a exploração pecuária, enquanto créditos para comercialização incluem, dentre outros itens, armazenagem, manipulação, preservação, acondicionamento, fretes e carretos.

Fonte: JTNews com informações da Ascom/SESCOOP-PI

Comentários