Ações do Programa Busca Ativa ajudam a diminuir internações em São Raimundo Nonato (PI)

O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz vem recebendo investimentos do Governo do Estado desde o início da pandemia

Após perceber um crescimento no número de internações de pacientes com a COVID-19 no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), intensificou as ações do programa Busca Ativa na região, o que vem ajudando a diminuir, na última semana, a procura de pacientes infectados pelo Novo Coronavírus à unidade de saúde.

Foto: DivulgaçãoHospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato
Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato

A secretaria também incrementou a estrutura física e de profissionais do hospital. De acordo com a diretora do hospital, Nilvânia Nascimento, hoje estão internados 12 pacientes em leitos clínicos e 19 em leitos de UTI.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade foram instalados pela Sesapi, 20 leitos clínicos e 20 de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

“Desde  outubro percebemos um crescimento no número de internações por COVID-19 em nossa rede de saúde, porém, nos últimos dias notamos que essa procura vem diminuindo e isso se deve à intensificação do Busca Ativa na nossa cidade, quem vem notificando e isolando os pacientes com a doença em suas casas, ajudando, assim, a diminuir a transmissão, o que reflete na diminuição das internações”, lembra a diretora.

O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz vem recebendo investimentos do Governo do Estado desde o início da pandemia. A unidade hoje tem capacidade para atender pacientes de todo o Território da Serra da Capivara, contando com equipamentos modernos e uma equipe multiprofissional da saúde.

“Estamos monitorando a evolução da pandemia em todo o estado. Percebemos um crescimento acentuado na região de São Raimundo Nonato, ainda em outubro, com isso intensificamos as ações do Busca Ativa e ampliamos os leitos de UTI, deixando a UPA exclusiva para esse atendimento. Caso haja necessidade, estamos conversando com a direção do hospital para aumentar a quantidade de leitos, pois existe estrutura física e equipamentos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Fonte: Governo do Piauí

Comentários