ACADEPEN/PI sedia importantes palestras nesta semana em Teresina; hoje a partir das 9:30 h continuam

Nessa terça-feira (18) quem ministrou palestra foi o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, Sandro Abel Barradas

A palestra dessa terça-feira (18), que foi proferida de 19 às 21:30 h ficou a cargo do ilustre piauiense Sandro Abel Barradas, que é Policial Penal Federal e diretor de Políticas Públicas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). O tema da palestra por ele proferida foi: Sistema Penitenciário, Liderança com Foco no Perfil Comportamental. 

Essa palestra vem sendo apresentada em diversos estados brasileiros na área do Sistema Prisional, o Piauí é o 6º estado em que o palestrante Sandro Abel dicorre sobre esse importnate assunto. Ele fala sobre diferentes perfis profissionais que atuam no Sistema Penitenciário que se bem organizados e com os cuidados necessários do ponto de vista emocional e humanístico pode garantir um resultado tão importante que é capaz de salvar vidas.

A palestra já havia sido pautada mas por motivos de agenda não tinha ocorrido, mas graças ao planejamento do palestrante e do secretário de Justiça, Carlos Edilson foi possível sua realização. Os Policiais Penais e integrantes da administração da Secretaria da Justiça lotaram o auditório da Acadepen/PI e foi algo emocionante e bastante proveitoso para o bem estar dos participantes. 

A pessoa ao assistir a palestra observa que pequenas atitudes pode transformar terríveis realidades, inclusive, a partir da sua própria mudança comportamental, o que refletirá na vida da pessoa, da família e sobretudo aos que estão ao seu redor.  O palestrante explica que muitas vezes "a gente ficsa procurando culpado ou atribuindo tão somente a culpa por determinada situação ao Estado ou ao governa "a", b"" ou "c", quando após uma análise minunciosa percebe que o culpado é a gente mesma", enfatizou Sandro Abel.

Sandro Abel que conhece o Sistema Penitenciário mais do que qualquer outro, fez uma retrospectiva acerca de mudanças de paradigmas no Piauí, e alertou para o fato de que há a necessidade de 'reconhermos os avanços patrocinados pelos  nossos líderes' e neste contexto citou o tanto quanto o ex-secretário Daniel Oliveira conseguiu incrementar o Sistema Penitenciário local. 

Nessa linha, ao concluir sua palestra, convidou as pessoas a acessarem a plataforma online do Departamento Penitenciário nacional e ver o que a conjugação de esforços humanos com foco e motivação tem feito acontecer no DEPEN, citou que informações importantes acerca do Sistema Penitenciário que levava anos para ser disponibilizadas à população, e em especial aos operadores da área penal e pesquisadores hoje são atualizadas em questão de meses.

Ciclo de Palestras continua na ACADEPEN/PI e vai até sexta-feira

Logo mais às 9:30h de hoje (20) a Academia de Formação Penitenciária vai receber o Policial Penal federal, Cristiano Torquato, que é integrante do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública. 

Foto: Jacinto Teles/JTNewsPolicial Penal Federal, Cristiano Torquato - que abordará violência e encarceramento às 9:30h de hoje (20) na ACADEPEN/PI
Policial Penal Federal, Cristiano Torquato - que abordará violência e encarceramento às 9:30h de hoje (20) na ACADEPEN/PI

Torquato abordará o tema: Panorama Nacional da Violência e Encarcereamento, a palestra tem como público alvo Policiais Penais do Estado, Policiais Civis, Militares e Sócio-educativos, bem como está aberta a pesquisadores dessa área que se interessarem. Basta se dirigirem à ACADEPEN/PI localizada na RUa Boarroso, 732, Centro/Norte de Teresina no Piauí.

Cristiano Torquato tem importantes artigos sobre o Sistema Penitencipário, inclusive aqui no JTNEWS, pois faz parte da equipe de colunistas do Portal. A exemplo do temaa: "É preciso falar de violência! Brasil registra 30 vezes o número de homicídios da Europa." Confira aqui.

Já na sexta-feira a Academia terá mais duas palestras destinadas a Policiais Penais do Estado, cuja programação será lançada logo mais, na área do abuso de autroridade e do uso progressivo da força com enfoque na Execução Penal.

Fonte: JTNews

Comentários