Academia Piauiense de Letras solicita imediata suspensão de contrato com a Prefeitura de Teresina
A APL classificou como “estranheza” a compra pelo alto valor disponibilizado pela Semec para aquisição do material e solicitou a suspensão do pagamento até que o fato seja esclarecidoNessa segunda-feira (10/01), a Academia Piauiense de Letras (APL) protocolou um pedido de imediata suspensão do processo de compra de 100 mil exemplares do livro “Teresina Educativa” por mais de R$ 6,5 milhões pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, processo este que foi mais uma vez alvo de denúncia realizada junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
A APL classificou como “estranheza” a compra dos volumes pelo alto valor disponibilizado pela Semec para aquisição do material e solicitou a suspensão do pagamento até que o fato seja esclarecido, afim de evitar eventuais lesões e danos irreparáveis à educação e à cultura de Teresina.
Ao JTNEWS, o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares destacou que a APL segue em defesa da literatura e da cultura no Piauí, e busca apenas esclarecimentos. Ainda de acordo com o presidente, os órgãos de controles estão cientes e investigando o caso.
"A Academia está simplesmente tentando cumprir, mais uma vez, o seu papel institucional em defesa da literatura e da cultura piauienses.
Como é possível ser tão difícil, tão penoso e até impossível a aquisição de um livro de um autor piauiense e, ao mesmo tempo, tão fácil uma compra milionária de uma obra completamente desconhecida do meio educacional, cultural e intelectual do Piauí? E isto que estamos querendo saber. Não estamos acusando ninguém. Estamos atrás de esclarecimentos. O papel de julgar o que está certo ou errado na condução do processo não é da Academia, mas dos órgãos de controle, que já estão acompanhando o caso", pontuou.
A Academia lamentou ainda que enviou uma coleção de 20 livros para uma avaliação técnica da Semec em agosto do ano passado, mas até o momento não recebeu retorno sobre a adoção das obras no ensino municipal, e que outros livros de autores piauienses aguardam resposta desde o início de 2021.
O JTNEWS entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.
Ofício encaminhado ao conselheiro Kleber Eulálio pela APL:
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Economia
Salário mínimo terá quarto aumento real seguido, depois de superar fase 'menor abandonado'
-
Segurança Pública
DHPP prende três empresários acusados de homicídio no Centro de Teresina
-
Segurança Pública
Prefeito de Geminiano é acusado de agredir e manter homem em cárcere privado
-
Justiça
Bolsonaro: defesa define data para enviar novo pedido de cirurgia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão