Academia de Polícia Penal dá início ao Curso de Formação para policiais penais do Piauí

Após a conclusão do curso, os 52 alunos estarão aptos a trabalharem na segurança de uma ou mais das 17 unidades penais do sistema prisional piauiense

A Academia de Polícia Penal do Piauí (ACADEPEN/PI) iniciou nessa segunda-feira (14/03), o Curso de Formação Inicial à Polícia Penal para 52 alunos, com duração de aproximadamente três meses, com  512 horas/aula.

A cerimônia de abertura do Curso de Formação contou com a presença do secretário de Justiça, Carlos Edilson, diretores da Secretaria de Justiça, diretores do Sindicato e da Associação dos Policiais Penais do Estado, e, ainda, do deputado estadual Dr. Hélio.

"Iniciamos uma nova turma para o Curso de Formação da Polícia Penal do Piauí. Estendo meus agradecimentos ao Governador Wellington Dias, ao Deputado Estadual Dr. Hélio, pelos esforços para garantirem melhorias ao sistema Prisional, agradeço, também, ao Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, aos representantes do Sindicato e ao amigo Jacinto Teles, ex diretor da Acadepen/PI pelo apoio e compromisso com o sistema prisional. Seguimos com o trabalho, apostando no diálogo para continuarmos avançando em prol de um sistema prisional seguro, equilibrado e garantidor da aplicação da lei penal", ressaltou o secretário de Justiça, Carlos Edilson.

Foto: Thanandro Fabrício.JTNEWSJacinto Teles da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL),
Jacinto Teles coordenou o 1º curso de policiais penais do Brasil com grade curricular própria após a promulgação da Emenda Constitucional 104/2019 que criou a Polícia Penal no âmbite federal, dos estados e do DF

Dentre as disciplinas presentes no curso estão: Direitos Humanos, procedimentos e Medidas Administrativas, Escolta, Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização, além de outras que fazem parte da rotina de trabalho dos policiais penais.

"Esse curso tem como principal característica uma compatibilização, uma harmonização entre as disciplinas práticas operacionais inerentes à Polícia Penal e as disciplinas que atendem as diretrizes da humanização. Buscou-se uma harmonização entre os dois parâmetros, a parte humanística e a parte operacional, compondo assim a totalidade do que é ser o policial penal no Piauí”, explicou o Diretor interino da Academia de Polícia Penal (ACADEPEN/PI) e coordenador geral do CFI-2022, Danilo Nunes.

“É um momento muito especial para todos. Foi uma espera longa e de muita luta. Almejamos por esse momento e, finalmente, estamos iniciando essa formação para, futuramente, assumirmos a função de policial penal e contribuirmos  para o sistema prisional, que faz parte do tripé da sociedade, que é a segurança pública”, disse Dalila Parente, aluna do Curso de Formação.

Atualmente, as unidades penais estão localizadas nas cidades de Teresina, Altos, Campo Maior, Esperantina, Parnaíba, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.

Academia de Polícia Penal do Piauí forma primeira turma de Policiais Penais no Brasil

No dia 17 de dezembro de 2020 foi realizada no auditório Serra da Capivara do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região em Teresina, a formatura da primeira turma do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal no Brasil.

Foto: Thanandro Fabrício/JTNEWSFoto oficial dos alunos do I Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí e do Brasil
Foto oficial dos alunos do I Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí e do Brasil com grade curricular compatível com a Emenda Constitucional 104/2019

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários