Abandono de animais nas ruas de Teresina cresce e se torna problema social

Chamamos atenção para o crescente número de cães abandonados na capital, e pedimos para que a prefeitura e órgãos públicos possam tratar de uma política de proteção de forma mais contundente

O abandono de animais domésticos é um problema frequente nas cidades, principalmente em áreas públicas, como praças e parques, os animais abandonados sofrem com sede, fome, além de doenças e maus-tratos. Em registro feito pelo JTNEWS na manhã da última quarta-feira (25/05) na rua Francisco Azevedo na zona Leste de Teresina, é possivel ver uma grande quantidade de animais sem os cuidados necessários e vulneráveis a doenças infecciosas, como a raiva, por exemplo.

Foto: JTNEWSAbandonar animais é crime
Abandonar animais é crime

Chamamos atenção para o crescente número de cães abandonados na capital, e pedimos para que a prefeitura e órgãos públicos possam tratar de uma política de proteção de forma mais contundente. Como não há um programa municipal de controle desses animais, a tendência é que os números aumentem cada vez mais. Cães e gatos são as principais vítimas.

Abandonos durante pandemia 

Uma pesquisa nacional estima que cerca de 10 milhões de animais de companhia foram abandonados durante a pandemia e cerca de 40% dos respondentes afirmaram que conhecem alguém que abandonou um pet neste período. Estima-se que isso tenha ocorrido em razão da perda de poder aquisitivo de grande parte da população.

Cachorros e gatos de rua são comuns nas paisagens urbanas, principalmente nas metrópoles brasileiras. Embora não haja estatísticas oficiais, a Organização Mundial da Saúde estima que no país existam milhões de animais abandonados, incluindo cães e gatos.

Neste contexto, a atuação da população, instituições e empresas é fundamental para dar suporte aos pets que sofrem com o desamparo. Diversas ONGs e protetores independentes resgatam animais nas ruas e prestam os devidos cuidados, preparando-os para uma possível adoção, no entanto, grande parte dos pets podem passar anos esperando por um lar. 

Foto: JTNEWSAbandono de animais bateu recorde durante pandemia
Abandono de animais bateu recorde durante pandemia

Aplicações Penais na Legislação Brasileira 

Abandonar animais é crime de acordo com a nova Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção em até 5 anos para crimes de maus tratos a cães e gatos. O abandono se classifica como uma forma de maus tratos, sendo aplicada a referida lei para tal conduta. 

O JTNEWS entrou em contato com a vereadora Thanandra Sarapatinhas, conhecida pela sua luta em defesa da causa animal, para falar à respeito, mas até o fechamento da matéria não obtivemos respostas.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSVereadora Thanandra Sarapatinhas
Vereadora Thanandra Sarapatinhas

Denúncias

Denúncias de maus-tratos podem ser denunciadas ao 190, da Polícia Militar, e na Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais, localizada na Av. Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana.​

BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental: Av. Duque de Caxias, 3520, Bairro Primavera II, Teresina. Fones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684

​Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro, Teresina. Fone (86) 3216-4550

Encontrou um aimal abandonado?

Siga as orientações da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) para ajudá-lo:

- Verifique: Veja se o animal tem coleira e plaquinha de identificação, com endereço ou telefone.

Verifique se o animal aparenta estar doente ou se tem algum ferimento. Em caso positivo, leve-o a uma clínica veterinária antes de conduzi-lo para a sua casa, especialmente se você tiver outros animais.

​- Localize o dono

É possível que ele tenha fugido e se perdido ou que os responsáveis estejam aflitos para encontrá-lo.

Se possível coloque cartazes/fotos em clínicas veterinárias, Pet Shops, supermercados, lojas, farmácias, padarias, bancas de jornal e perfis de Rede Social de protetores ou ONG's que tratam do assunto.

Se não teve retorno ou o antigo guardião não apareceu, o mais provável é que o animal que você encontrou seja mais uma vítima do abandono. Neste caso, dê início a um novo processo: o de ADOÇÃO!

​- Prepare o animal para um Lar Temporário

​Higiene, abrigo e alimentação: estes itens são prioritários. Providencie a aplicação de um antipulgas e de um vermífugo adequado para a espécie, o porte e a faixa etária do animal. Em caso de dúvida, peça orientação ao veterinário ou ao funcionário do Pet shop em que você adquirir os produtos.

Ofereça também uma ração apropriada, água limpa e fresca. Ele precisa de um lugar coberto e confortável para se abrigar e dormir.

​Se você não tem como manter o “hóspede” em sua casa, peça ajuda aos amigos, familiares e vizinhos. Alguém pode oferecer a ele um Lar Temporário, um dos mais importantes elementos nessa situação, até que surja um adotante definitivo.

​Leve o bichinho a um médico veterinário para que ele receba as vacinas adequadas. Também é fundamental só adotar animais castrados. O número de cães e gatos sem lar é imenso no Brasil, apenas o controle das crias pode impedir que esse problema piore. Lembrando que: animais filhotes também podem ser castrados.

​- Divulgue​

Tenha em mente que quanto melhor for o seu anúncio, melhores serão as chances de conseguir um lar para o animal carente. Utilize fotos, faça uma boa descrição do bichinho e coloque um telefone de contato para futuros interessados.

​Procure entre seus contatos (celular, facebook, etc.) pessoas que possam ajudar ou ter interesse em adotar. Outra possibilidade é constituir um Lar Temporário se você não tiver condições de mantê-lo em sua casa.

​Procure por perfis nas Redes Sociais de Ong's e grupos de Proteção Animal e divulgue as fotos para adoção, sempre com o telefone para contato.

Fonte: JTNEWS

Comentários