A partir de hoje (19) Piauí passa a fazer segunda testagem para Coronavírus

O Laboratório Central do Piauí (Lacen) passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19) a partir desta quinta-feira (19)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anuncia que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19) a partir desta quinta-feira (19). O Lacen, atualmente, já é o único laboratório de saúde pública do estado responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus).

Foto: Josué DamacenaPesquisa, diagnóstico
O Ministério da Saúde está gradativamente dando condições aos Lacens, que são os laboratórios centrais dos estados, para que, também, possam realizar o segundo teste

De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus. Se o primeiro teste for positivo para um desses vírus, consequentemente tem-se a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Agora, este segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá rapidez no resultado.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que o Ministério da Saúde está gradativamente dando condições aos Lacens, que são os laboratórios centrais dos estados, para que, também, possam realizar o segundo teste. O gestor aborda ainda a importância da divulgação dos dados dos resultados dos exames laboratoriais diariamente. 

“Estamos procedendo com transparência e com muita responsabilidade divulgando todos os dias os dados consolidados dos exames laboratoriais realizados aqui e no centro de referência, permitindo informar à população quantos caso nós temos suspeitos e quantos já foram descartados. Quero tranquilizar os piauienses e informar que até este momento não temos nenhum caso confirmado”, pondera Florentino.

Se antecipando em relação à realização da segunda testagem no Lacen, a Sesapi encaminhou técnicos do Laboratório Central para realizar treinamento no instituto Evandro Chagas, na cidade de Belém.

“Estamos tomando todas as providências e deveremos ter nas próximas 24 horas o início da segunda testagem sendo realizada no Piauí, o que dará ainda mais agilidade nas respostas que queremos para a sociedade”, pontua o secretário da Saúde.

Desde o anúncio do Covid-19, a Sesapi vem trabalhando o Plano de Contingência, que está sendo cumprido e tendo suas ações aperfeiçoadas.

“Estamos sempre buscando ampliar e melhorar todas as ações, dessa forma, estamos buscando ampliar o número de leitos e, agora, implantar a segunda testagem no Piauí para garantir a assistência à população por meio da nossa rede de hospitais estaduais, regionais e dos hospitais de referência. Iremos também continuar divulgando o boletim diariamente, sempre às 10h, além de realizarmos reuniões com os representantes do Comitê de Operação de Emergência (COE), deixando claro para a população todas as ações da secretaria”, conclui Florentino Neto.

Fonte: Governo do Piauí

Comentários