5G chega ao Brasil nesta quarta-feira (06/07); veja celulares compatíveis
Brasília será primeira capital brasileira com acesso à tecnologia de quinta geração e internet rápidaNesta quarta-feira (06/07), a quinta geração de internet, o chamado 5G, inicia as operações oficialmente no Brasil. A primeira cidade a receber a tecnologia, que promete ser 100 vezes mais veloz que o 4G, será Brasília. O sistema está em teste desde o início de 2022 em diferentes capitais brasileiras, mas é a primeira vez que vai operar dentro dos melhores espectros para distribuição do sinal do 5G.

A autorização para a chegada oficial da tecnologia foi dada pela Agência Nacional de Telecomunicações na última segunda-feira (04/07). As próximas capitais a receberem o sinal de internet rápida serão: São Paulo, João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte.
O 5G promete revolucionar diversos setores da economia, como a saúde, a educação, a indústria, as relações de consumo e o agronegócio. No campo, por exemplo, será possível monitorar as lavouras em tempo real e fazer correções com um simples apertar de botão.
Nas relações de consumo, a entrega por drones pode se tornar - em breve - uma realidade. Na saúde, a nova tecnologia deve trazer avanços na telemedicina e tornar comuns as cirurgias à distância.
Mudanças também vão acontecer para quem navega na internet no dia a dia. Como exemplo, o tempo estimado para baixar um vídeo, por exemplo, será reduzido consideravelmente. No entanto, o 5G só vai funcionar em celulares habilitados para a nova conexão. Atualmente, segundo a Anatel,
A previsão inicial do Ministério das Comunicações era que todas as capitais brasileiras tivessem o sinal em pleno funcionamento até o final de julho. Mas diante de algumas dificuldades logísticas e para importação de equipamentos, o prazo foi estendido pelo governo federal até o dia 29 de setembro.
Algumas operadoras fazem propaganda afirmando que já oferecem o 5G em alguns locais, mas o serviço vendido como de alta velocidade não tem o chamado sinal puro, já que utiliza frequências de 4G com antenas mais modernas. Com o 5G puro será possível iniciar o uso e a implementação da chamada internet das coisas, com a possibilidade de diversas atividades, como cirurgias a distância.
Fonte: JTNEWS com informações da BandNews FM
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça do Maranhão prejudica consumidores ao suspender ações sobre empréstimos consignados
-
Segurança Pública Acusado de ameaçar comandante da PM em Pio IX é preso durante operação
-
Política Tonho Veríssimo é reeleito presidente do Diretório Municipal do PT em Juazeiro do Piauí com votação expressiva
-
Geral Duas crianças são internadas no HUT com suspeita de envenenamento
-
Segurança Pública Ex-cantor do Forró Saborear vai para o banco dos réus por espancar a ex-mulher em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)