45 vans circulam diariamente durante greve dos ônibus em Teresina (PI)

O Sindicato de Proprietários de Transportes Alternativos solicita mais espaço na rotas principais para melhor atender a população teresinense

A população de Teresina tem à disposição 45 vans do transporte alternativo atendendo as quatro regiões da capital. Com a greve dos motoristas e cobradores de ônibus coletivos, que já dura 22 dias sem previsão de retorno do serviço, o transporte alternativo é mais uma opção para quem precisa se locomover pela cidade. 

Foto: Ascom/SintrapiVan do Transporte Alternativo de Teresina (PI)
Van do Transporte Alternativo de Teresina (PI)

Atualmente os veículos fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo. As linhas que passam pelos shoppings rodam das 5h às 23h enquanto as demais circulam das 5h às 19h.

De acordo com Daniel Carvalho, diretor-administrativo do Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI), um dos pontos positivos do transporte alternativo é a relação de proximidade que acaba se desenvolvendo entre o passageiro e o vanzeiro.

“É um transporte essencial, a gente entra como uma opção maior e um custo menor, fora que já tem o Uber, mototáxis. A gente pega o passageiro praticamente na porta da casa, temos flexibilidade de parar em qualquer lugar, além da rapidez, sem contar que cria-se um vínculo entre passageiro e o vanzeiro. [...] Os passageiros esperam a van no horário que já conhecem, torna-se uma relação quase familiar”, afirma.

O Sindicato alega que esse conforto poderia contemplar muito mais a população de Teresina nesse momento de greve, se as vans pudessem fazer percurso semelhante aos dos ônibus.

“A nossa intenção é passar com as vans onde os ônibus passam e dá para a população conforto, levar do bairro para o Centro, para as praças, para a [Avenida] Frei Serafim, ou seja, ter essa flexibilidade completa e não passar somente pelas vias paralelas. As vans querem mais espaço nas rotas principais”, explica Daniel.
 
Confira abaixo as tabelas com o total de vans por linha:

• 5h da manhã até as 19h da noite

Mocambinho / Alto da Ressurreição - 6 vans
Santa Maria / Centro Administrativo - 6 vans
Angelim / Vila Bandeirantes - 6 vans
Nova Teresina / Macaúba - 6 vans
Poty Velho / Dirceu II - 6 vans
Promorar / Satélite - 6 vans

• 5h da manhã às 23h da noite

Bela Vista / Shopping - 4 vans
Porto Alegre / Shopping - 7 vans

Fonte: JTNEWS com informações do Sintrapi

Comentários