43% das vagas de UTIs no Piauí já estão ocupadas

No Piauí, nos últimos 30 dias, o número de leitos cresceu de forma gradual, mas ainda em ritmo mais lento que o avanço da COVID-19

O Piauí alcançou, na quarta-feira (6), seus maiores números de ocupação de leitos hospitalares desde o início da pandemia provocada pelo Coronavírus. O crescimento em um mês foi de 79 internações no dia 6 de abril para 254 da última quarta-feira (6).  

Foto: Reprodução: TV Cidade VerdeSecretário estadual de Saúde, Florentino Neto
Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, define a situação do Piauí como "Estado de elerta e extrema preocupação". Pois pode haver risco de colapso no sistema de saúde por número elevado de pacientes

O avanço do número de casos confirmados, teve recorde de 102 testes positivos em 24 horas e ultrapassou a marca de 1.000 em todo o Piauí. Até ontem (6), 35 pessoas infectadas pelo coronavírus haviam falecido no estado. 

"A cada dia nós temos um crescimento do número de leitos ocupadoos, sejam de UTIs, salas de estabilização ou de leitos clinícos.  Nós estamos trabalhando dioturnamente para vencê-la. E todos nós podemos contribuir com o isolamento domiciliar"", afirmou o secretário. 

 Uma das alegações para a adoção do isolamento social é proporcionar que o sistema de sáude possa ser reforçado antes do aumento do número de internações. O objetivo é garantir o tratamento de quem contrair o Coronavírus ou tiver qualquer outra enfermidade.

Para Florentino, a última semana desse mês e primeira semana do proxímo mês, a previsão é que tenha a maior exigência sobre o sistema de saúde da capital. Ele conta que para não chegar a isso cada um de nós precisamos contribuir. 

" Do lado do poder poder público; a estruturação dos leitos e do lado da sociedade, cada um de nós como individuos contrirbumos com todas aquelas medidads de precaução, evitar o contato com as pessoas, o isolamento social, a higienização das mãos, o uso da mascáras. Todas essas medidads que são mais importantes. Não havendo isolamento social, nós vamos ter aqui no Piauí, uma elavação repentina de casos e isso nós não desejamos" ressalta o secretário. 

Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde

Comentários