30 resultados positivos em terceiro dia de testagem para a COVID-19 no DF

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e o resultado sai em até 30 minutos depois da aplicação

Pelo terceiro dia consecutivo, a Secretaria de Saúde aplicou testes rápidos na população do Distrito Federal. Por meio de drive-thru, a testagem ocorreu em oito pontos do DF e detectou mais 30 casos positivos para a COVID-19. 

Foto: Geovana Albuquerque / Agência SaúdeAqueles que não apresentavam sintomas não fizeram a testagem
Nos casos mais graves, os pacientes poderão ser direcionados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

A aplicação dos testes começou na última terça-feira (21) e já resulta em 10.508 testagens, aos quais 117 foram diagnosticadas com o novo coronavírus. O secretário de Saúde, Francisco Araújo, disse que é fundamental para o combate à pandemia essa ampliação da testagem.

Ao chegar nos locais de testagem, Estádio Mané Garrincha, os estacionamentos 4, 6, 11 e 13 do Parque da Cidade, Residência Oficial do Governador e as universidades Unieuro e Uniplan, em Águas Claras, todos são triados com medição de temperatura realizada pelo Corpo de Bombeiros, que utiliza câmeras térmicas.

Em seguida, é feita coleta de gota de sangue. O resultado sai em até 30 minutos e é fornecido logo após a aplicação. 

Aqueles que chegam com sintomas mais agravados tem a possibilidade de fazer o teste swab, que é quando se coleta material da garganta e do nariz com um cotonete, para a amostra ser analisada em laboratório. O resultado sai em até 48 horas.
 
Nos casos mais graves, os pacientes poderão ser direcionados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a COVID-19.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É necessário levar documento de identidade e comprovante de residência.

 Para a população, é recomendado o uso de máscaras faciais já na saída do domicílio, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.
A testagem é organizada pela Secretaria de Saúde com o apoio de técnicos de enfermagem e enfermeiros do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

Fonte: Agência Brasília

Comentários