200 agentes de segurança foram baleados na região do Grande Rio em 2019
87% do total de baleados é policial militar, da ativa ou aposentadoUm policial militar foi baleado, na manhã da última sexta-feira (18), durante ação policial na Rua Fernando Lobo, em Ricardo de Albuquerque, na zona norte do Rio. O agente foi ferido no pé direito e socorrido. Ele foi o 200º agente de segurança baleado este ano. Em 2018, essa marca ocorreu 79 dias antes, no dia 31 de julho, durante o período da Intervenção Federal. Na ocasião, um policial militar de folga foi baleado ao tentar impedir um roubo de carga na Rua Chaves Faria, em São Cristóvão, na zona norte do Rio.
O número de agentes baleados representa 8% do total de baleados (entre civis e agentes de segurança) este ano no Grande Rio. Dos 2427 baleados no Grande Rio em 2019, 200 eram agentes.
Do total de agentes baleados este ano (200), 87% (174) eram policiais militares – na ativa ou aposentados -, 49 deles morreram. 26 deles pertencem a outras instituições de segurança.
Do total, 57% (113) agentes foram baleados fora do posto/horário de trabalho (aposentados, reformados, de folga etc.) e 84 deles foram atingidos quando estavam em serviço (durante operações, patrulhamento, perseguições policiais etc.). Dos agentes baleados fora de serviço (113), 44 morreram. Em 2018, dentre os 200 primeiros agentes baleados, 53% (107) ocorreram fora de serviço – 50 deles morreram.
O Rio de Janeiro foi o município da região metropolitana que concentrou o maior número de agentes baleados – foram 97 no total. Em segundo lugar vem São Gonçalo (30), seguido de Niterói (17), Nova Iguaçu (12) e Duque de Caxias (10). A capital representou 48% do total de baleados este ano.
O Complexo do Alemão, Marechal Hermes e Jardim Catarina (em São Gonçalo) foram os bairros do Grande Rio com o maior número de agentes baleados: 5 cada. Em seguida vêm Bangu (4) e Rocinha (4).
A maioria dos casos ocorreu no Leste Metropolitano: 57 agentes no total. Logo depois vem a Zona Norte (56), Baixada Fluminense (46), Zona Oeste (25), Centro (8) e Zona Sul (8).
Dos 200 agentes baleados, 20 foram atingidos em áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). As unidades do Complexo do Alemão (5), Rocinha (4), Complexo da Penha (3), Prazeres (2) e Manguinhos (2) lideraram o ranking.
Fonte: Fogo Cruzado
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Criminosos não conseguiram sacar R$ 20 mil de ex-secretário sequestrado em Teresina, diz delegado
-
Justiça
Decreto federal não pode embasar prescrição intercorrente em processos administrativos estaduais e municipais
-
Geral
Bebê de um ano é internado após acidente com água quente no Piauí
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido após assaltar motorista de aplicativo em Teresina
-
Política
Nova lei eleva impostos sobre bets e impõe limite para benefícios fiscais
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Economia
Acabar com a escala 6x1 é fundamental, é muito importante, diz o ministro Luiz Marinho
-
Política
Mesmo após polêmica, prefeitos do PT seguem demonstrando apoio a Ciro Nogueira
-
Justiça
STF invalida norma do Ceará que cobrava IPVA sobre aeronaves e embarcações
-
Justiça
STF afasta cobrança retroativa da contribuição sindical e define parâmetros para valores
-
Geral
Ponte Metálica entre Teresina e Timon é interditada para novos reparos