1° Conferência Nacional da Polícia Penal terá seu lançamento em Florianópolis (SC) nesta semana
O JTNEWS através do correspondente especial em Brasília, Wesley Bastos, traz mais informações sobre a primeira etapa do encontro regionalizado de policiais penais do Brasil.A Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL) realizará em Florianópolis, Santa Catarina, no próximo dia 19 de outubro, o primeiro encontro regionalizado da 1ª Conferência Nacional da Polícia Penal - CONAPP - ETAPA SUL.

Com apoio da Associação dos Policiais Penais e de Segurança Socioeducativos de Santa Catarina - APPS-SC, o evento trará palestrantes de renome na área da execução penal e lideranças da categoria de todo o país.
A Conferência Nacional da Polícia Penal passará pelas cinco regiões do País, para troca de ideias e experiências em debates que visam ampliar o conhecimento para a construção norteadora para o desenvolvimento da Polícia Penal e seu papel no sistema penal, bem como junto à sociedade.
Sendo uma das profissões mais antigas que se tem conhecimento, pois
onde havia a figura da pessoa presa, estava o Policial Penal, no Brasil a categoria conquistou seu reconhecimento e segurança jurídica com a EC n⁰ 104/2019.

Em agosto de 2019, sob o comando e organização da AGEPPEN-BRASIL, foi realizada a grande marcha da história de luta da Polícia Penal, levando ao Congresso Nacional mais de mil homens e mulheres de todo país, impulsionando a aprovação da PEC 372/17 [criação da Polícia Penal no âmbito estadual, distrital e da União].
Agora a categoria busca junto ao governo federal, notadamente por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública a regulamentação de lei geral, que trate sobre os princípios norteadores da atividade para uniformizar a carreira em todo o Território nacional, obviamente que a regulamentação deve ser efetivada por meio das duas Casas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal).
A etapa final da CONAPP ocorrerá no segundo semestre de 2024 em Brasília, apresentando ao Governo Federal proposta discutida com especialistas e construída por membros da categoria, buscando a melhor forma de atender os anseios e necessidades da Polícia Penal e da sociedade.

Segundo o presidente da AGEPPEN-BRASIL, Ferdinando Gregório, "a discussão e debate deve levar em conta a experiência dos Policiais Penais de todas as regiões do País, ouvir as especificidades e atender todos com equidade, pensando sempre em dois aspectos fundamentais, regulamentação e valorização da carreira," concluiu o dirigente classista nacional dos Policiais Penais.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PRF apreende 1,3 tonelada de pescados na BR 343 em Piripiri (PI)
-
Segurança Pública Jovem morto no bairro Santa Fé era ameaçado por membros do PCC, diz delegado
-
Segurança Pública Homem é executado a tiros em posto de combustíveis na cidade de Altos (PI)
-
Geral Corpo é encontrado boiando em lagoa na cidade de Ilha Grande (PI)
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes