Galeria de Fotos








Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã dessa quarta-feira (28), uma sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do deputado estadual Humberto Reis da Silveira. A solenidade, presidida pelo deputado Severo Eulálio (MDB), foi proposta pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas), que ressaltou o legado histórico do parlamentar homenageado.
“Humberto representa uma das grandes estrelas que passaram pelo Poder Legislativo desde 1835. Deputado por mais de 50 anos, recordista no Brasil, homenageado no Canadá como o parlamentar mais longevo das Américas, ele foi tudo o que se pode ser nesta Casa”, destacou Wilson Brandão. O deputado também lembrou que Humberto Reis foi o único a participar de três constituintes estaduais: 1947, 1969 e 1989.
O presidente da Alepi, Severo Eulálio, também exaltou o legado de Humberto Reis. “Homem de compromisso, que honrava sua palavra, sempre com altivez e simplicidade. Ninguém permanece 50 anos no parlamento sem essas qualidades. A TV Assembleia e a Fundação que levam seu nome são homenagens merecidas”, afirmou.
Representando a família, o neto Rômulo Silveira falou com emoção. “Foram 13 mandatos, iniciados aos 21 anos, logo após o Estado Novo. Acima de tudo, ele foi um grande homem. Sempre que ouvimos seu nome, ouvimos também histórias de grandeza. Hoje, reencontramos muitos amigos dele que nos trazem essas lembranças com carinho.”
O ex-governador Freitas Neto, que conviveu com o parlamentar durante décadas, também prestou homenagem. “Humberto era fiel aos amigos e às suas bases, conhecia profundamente a política do Piauí e do Brasil. Conversar com ele era sempre um aprendizado”, declarou.
O ex-deputado Tomaz Teixeira emocionou os presentes ao lembrar do simbolismo das palavras de Humberto em seus últimos dias: “Disse que não queria ser enterrado deitado, queria continuar em pé. Isso não era um homem comum, era uma alma edificante, de respeito.”
A sessão reuniu autoridades e personalidades que conviveram com Humberto Reis, como os senadores Elmano Férrer e João Vicente Claudino; o conselheiro do TCE Kleber Eulálio; o desembargador José Gomes Pereira; o ex-governador Freitas Neto; representantes da Academia Piauiense de Letras, do Judiciário, do Ministério Público, da OAB-PI, além de prefeitos, vereadores, familiares e amigos.
Mais Galerias
-
Alepi realiza homenagem póstuma ao deputado Humberto Reis
-
Ministra Cármen Lúcia é destaque no II ENACOPEN
-
Lançamento de livro homenageia Celso Barros e suas contribuições
-
MASSAPÊ DO PIAUI: convenção histórica de Dr. Wilton Coutinho
-
Agepen-PI realiza seminário e discute regulamentação da Polícia Penal
-
Tribunal de Justiça: Posse solene da desembargadora Fátima Leite
-
Auditório Celso Barros Coelho sediou o debate do litígio Piauí x Ceará
-
Família homenageia Humberto ao final da Missa de Sétimo Dia
-
Cestas básicas da LBV estão sendo distribuídas com objetivo político
-
Piauí X Ceará: Alepi realiza audiência pública sobre litígio
Últimas Notícias
-
Geral Arsete homologa reajuste na tarifa de água em Teresina; veja tabelas
-
Piauí Rafael Fonteles anuncia início da primeira etapa das obras da usina de hidrogênio verde em Parnaíba
-
Segurança Pública Celular do padrasto confirma participação na morte de jovem grávida em Itaueira, diz delegado
-
Geral Juíza pede afastamento do processo criminal contra vereadora Tatiana Medeiros
-
Geral Câmara de Teresina firma contrato de R$ 255 mil para fornecimento de combustível com desconto sobre valor da ANP
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Mulher morre após cair de sacada no piso L2 do shopping Rio Poty, em Teresina
-
Justiça Justiça anula empréstimo consignado do Bradesco e condena banco a pagar indenização no Piauí
-
Justiça Justiça de Porto-PI dificulta ação contra descontos do INSS e trata caso como ‘litigância abusiva’
-
Justiça Bombeiros de Parnaíba são acusados pelo Ministério Público de lucrar com cursos privados usando estrutura do quartel
-
Geral Viver: uma questão de arte; por Flávio de Ostanila