Marcos Paulo

Comunicólogo, Operador de Segurança Pública e Professor. Letras Espanhol(Uespi) Bacharelando em Direito, Doutorando em Educação. Pós graduado em Docência Superior e Gestão Prisional. Instrutor de Defesa Pessoal. Corpo Carioca em Coração Piauiense!
Comunicólogo, Operador de Segurança Pública e Professor. Letras Espanhol(Uespi) Bacharelando em Direito, Doutorando em Educação. Pós graduado em Docência Superior e Gestão Prisional. Instrutor de Defesa Pessoal. Corpo Carioca em Coração Piauiense!

Vencendo pela arte

Carlos Maciel [o Maciel Tattoo], conta como chegou lá e obteve grande sucesso através da arte de desenho corporal, a tão conhecida tatuagem

Foto: StudiomacieltattoCarlos Maciel
Carlos Maciel

Ninguém esperava, nem mesmo o próprio, que o menino nascido e criado na periferia de Teresina, Zona Norte, fosse transformar a antiga paixão em fonte e renda, e que se tornaria referencia nacional. 

Maciel, nos conte como se deu o início de Aí carreira, fale um pouco sobre sua trajetória.

R – Primeiramente, de antemão quero desejar sucesso ao portal e a você Marcos Paulo, e agradeço o espaço concedido e o espaço para pode falar daquilo que amo. Pois bem, comigo aconteceu uma mudança diária de trabalho, sendo mais claro, eu era desenhista de papel, tela, decidi então me qualificar para que pudesse então, realizar desenhos permanentes em corpos humanos, a palavra é qualificação, ninguém nasce artista, ninguém nasce tatuador, mas pode se tornar um, com empenho, estudo e qualificação. Assim como nessa ou qualquer outra área profissional, é preciso sair do papel e ir à pratica, se qualificar. É necessário ser um bom desenhista, desde cedo me interessei pela arte, por volta dos 17 anos. O engraçado é que sempre me disseram para ser engenheiro, arquiteto, mas nunca me incentivaram a ser tatuador (risos). Tenho muita gratidão ao sr. Marcio, dono da lendária loja Moral, onde iniciei e cheguei aonde estou.

Qual o significado da Arte para sua vida?

R- Posso dizer que a Arte é impactante, é o ar que respiro! Arte é atração aos olhos, ela me mantém e me faz acordar cedo todos os dias, não apenas pelo dinheiro, mas pelo amor que tenho a ela, assim como você (risos), eu amo fazer Arte.

Sabemos que tempos passados, a tatuagem era vista como fator proeminente de marginalização, visto como rebeldia, e quem as possuísse, era alvo de crítica por boa parte da sociedade. Trazendo para a atualidade, essa visão continua ou tem mudado?

R – O fato é que a Arte sempre existiu, a milhares e milhares de anos, em todos os continentes do mundo, nas mais diversas formas possíveis. Se sabe também que existiram artistas renomados em tempos passados, Pablo Picasso, Michelangelo, Da Vinci, e vários outros exponentes, e eram criadores de perfeição. Quero chegar ao seguinte ponto, porque esses artistas até hoje são tidos como referência? Simplesmente pelo fato de se preocuparem com a qualidade e riqueza de detalhes, algo que não ocorria com as tatuagens antigas, por exemplo a duas décadas atrás. Não se preocupavam com o resultado final e a sociedade repudiava não o desenho no corpo, mas a falta de qualidade que ele repassava, vejo dessa forma. Porém hoje com a profissionalização dos artistas, mudou completamente essa dita visão negativa, antes não era interessante aos olhos, pela falta de qualidade, mas hoje a situação se inverteu.

E sobre clientela, é sabido que antigamente, como falamos acima, o público que possuía tatuagem era marginalizado, geralmente eram pessoas que não possuíam um nível de instrução muito elevado, pobres, hippies, mas e hoje, existe uma classe social especifica que busca seu trabalho?

R – Não existe um público específico, na verdade até existe, boa parte dos clientes são universitários, alunos de artes plásticas, música, direito, arquitetura... é incrível como a arte atrai a arte. São pessoas exigentes, que possuem discernimento. Uma gama de profissionais nos buscam, empresários, advogados, médicos, bancários, professores, juízes, policiais... profissionais que talvez você achasse que nunca iriam desenhar seus corpos, hoje possuem, uns mostram outros não, isso é muito particular, e isso é a prova que estamos no caminho certo e que a visão distorcida do passado está deixando de existir, pois com esse nível de clientela, é necessário investir mais e mais em qualificação para atender a demanda. Viva toda forma de Arte!

Foto: Studio Maciel TatooConvenção nacional, prêmio conquistado
Convenção nacional, prêmio conquistado

Levando para o lado empresarial, qual o diferencial do Studio Maciel Tattoo para os demais?

R- Acima de tudo conteúdo aprofundado, você deve saber tudo e um pouco mais sobre aquilo que realiza, no caso da arte da tatuagem não poderia ser diferente. Quando se possui domínio do assunto, o sucesso é garantido. O conhecimento aprofundado é necessário para sanar todas as dúvidas do cliente, expor ideias, mostrar o melhor caminho, para que ele não se arrependa daquilo que irá ostentar por toda a vida. Conhecimento nunca será demais, isso faz com que sejamos referencial, investimos em cursos, workshops, palestras, gerando qualidade no resultado final e credibilidade. Um local salubre faz toda diferença, higiene, assepsia, respeitar as regras impostas pela Anvisa, respeito ao cliente como ser humano, junta-se tudo isso e chegamos ao sucesso.

Existe um conselho ou dica para aqueles que desejam enveredar nesse caminho Artísitico?

R- Acima de tudo buscar qualificação, confiança, credibilidade, é preciso ser confiante naquilo que faz. Existe algo que ninguém irá lhe tirar, o nome disso é trajetória, esta somente você pode cultivar. Ela irá fazer você ser lembrado, faço a comparação entre Anitta e Roberto Carlos, ela está no auge do sucesso, porém com músicas efêmeras, porém ele possui trajetória e sempre será lembrado pela qualidade.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários